Siga-nos
Terça-feira, 6 ago 2019 - 14h25
Por Maria Clara Machado

Incêndios florestais na Sibéria continuam fora de controle

Os incêndios florestais na Sibéria tomaram proporções gigantescas e mesmo a intervenção da força aérea russa ainda não foi suficiente para acabar com o fogo na região, que continua se espalhando. A população tem pedido mais urgência às autoridades, enquanto ambientalistas falam em catástrofe ecológica.

Incêndios florestais na Sibéria já consumiram pelo menos 3 milhões de hectares. Foto: Divulgação Twitter @N Parshukov
Incêndios florestais na Sibéria já consumiram pelo menos 3 milhões de hectares. Foto: Divulgação Twitter @N_Parshukov

Difícil para respirar
Várias regiões da Sibéria são afetadas pelo fogo que atingiu uma superfície de 3 milhões de hectares, segundo o Serviço Federal de Proteção Florestal. As regiões de Krasnoyarsk e Irkutsk e as repúblicas de Yakutia e Buriatia estão em estado de emergência. A população local, mesmo longe do fogo, é afetada pela fumaça, o que já pode ser um grande perigo à saúde. Revoltados, os moradores cobram urgência no caso e relatam pelas redes sociais a dificuldade para respirar, sem contar o enorme risco às várias espécies da fauna e da flora.

Foto publicada em redes sociais da fumaça gerada pelos incêndios na Sibéria em região povoada.
Foto publicada em redes sociais da fumaça gerada pelos incêndios na Sibéria em região povoada.

Imagens de satélite da NASA mostram como o fogo se espalhou por uma grande área:

Imagem mostra os incêndios florestais siberianos e as plumas de fumaça, capturada neste dia 6 de agosto. Crédito: NASA - satélite Aqua e Terra MODIS.
Imagem mostra os incêndios florestais siberianos e as plumas de fumaça, capturada neste dia 6 de agosto. Crédito: NASA - satélite Aqua e Terra MODIS.

Fogo continua
Diante da gravidade da situação, o Ministério da Defesa da Rússia se juntou aos trabalhos de combate ao fogo numa extensa área de 753 mil hectares. Até o último domingo, 56 focos de fogo tinham sido controlados.

Ontem, o Greenpeace da Rússia fez um alerta e disse que apesar dos esforços das autoridades, os incêndios florestais não estão diminuindo e continuam se espalhando. Dados atualizados nesta terça-feira, dia 6, apontam que a área de incêndios florestais existentes já atingiu 4,5 milhões de hectares e descrevem o cenário como uma catástrofe ecológica.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024