Siga-nos
Quarta-feira, 11 mai 2022 - 11h08
Por Maria Clara Machado

Intenso tremor registrado na Argentina foi sentido em Minas Gerais e São Paulo

Um intenso abalo sísmico de 6.8 magnitudes sacudiu o território argentino na noite de ontem e pode ser sentido a mais de 2 mil quilômetros, nos estados de Minas Gerais e São Paulo, no Sudeste do Brasil e também mais próximo, no país vizinho Chile. O tremor ocorreu numa área pouco habitada e não houve relatos de estragos ou feridos.

Crédito: Painel Global/Google maps
Crédito: Painel Global/Google maps

São Paulo e Minas Gerais sentem o forte abalo
O terremoto de magnitude 6.8 ocorreu a 78 quilômetros ao norte-noroeste da pequena cidade de San Antonio de los Cobre, na província de Salta, no norte da Argentina, às 23:06 UTC, ou 20h06 hora de Brasília e foi validado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

A profundidade do evento foi estimada em 193 quilômetros e por ter sido profundo acabou favorecendo a dissipação de energia antes mesmo de chegar à superfície.

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo informou que recebeu dezenas de relatos de moradores de cidades do interior do estado e da Grande São Paulo, que sentiram o tremor da Argentina por volta das 20h15 da noite de ontem.

Pelas redes sociais houve relatos de moradores de prédios de Itatiba, Indaiatuba e Osasco, em São Paulo e de Uberlândia, em Minas Gerais.

Além do Brasil, locais como Valparaíso e Antofagasta, no Chile, próximos ao epicentro, também sentiram o abalo, mas não há informações sobre danos.

Em um forte abalo sísmico e profundo não é incomum que as ondas que se propagam por baixo da superfície da terra atingiam áreas distantes do epicentro e sejam sentidas. O Brasil já sentiu outros tremores de países vizinhos, como o Chile e o Peru.

Você também pode gostar de ouvir os Podcasts do Painel Global

Estatísticas do evento
Segundo dados do USGS, já foram registrados em torno de 10400 tremores em um raio de 700 quilômetros do epicentro do evento desta terça-feira, dia 10 de maio, desde 1979.

Cerca de 1800 eventos foram observados num raio mais aproximado de 100 quilômetros na região. O sismo mais próximo do epicentro do tremor ocorreu em 18 de outubro de 1998 e atingiu 4.4 magnitudes.

Acompanhe diariamente o Boletim Sísmico do Painel Global!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024