Siga-nos
Sexta-feira, 2 jun 2023 - 10h52
Por Maria Clara Machado

Japão está em alerta máximo com a passagem da tempestade Mawar

As autoridades do Japão emitiram alerta máximo, nível 5, por causa da chuva pesada sobre o centro-sul do Japão, durante a passagem da tempestade tropical Mawar esta sexta-feira. Mawar manteve o status de super tufão e tufão por cerca de uma semana, quando passou pela Ilha Guam e proximidades das Filipinas e Taiwan.

Imagem de satélite mostra as nuvens carregadas da tempestade Mawar cobrindo a costa leste do Japão dia 2 de junho. Crédito: EUMETSAT/WINDY
Imagem de satélite mostra as nuvens carregadas da tempestade Mawar cobrindo a costa leste do Japão dia 2 de junho. Crédito: EUMETSAT/WINDY

Você também pode se interessar pelo Podcast Saiba tudo sobre a temporada de Furacões do Atlântico e Pacífico 2023

Chuva pesada e ordem de evacuação
A chuva forte cai sobre as regiões de Kinki e Tokai, no centro do Japão, que permanece em alerta em razão das inundações, alagamentos e deslizamentos.

Duas cidades da província de Shizuoka, também na parte central, estão em alerta nível 5, assim como quatro cidades de Wakayama.
Segundo informações da imprensa local, rios transbordaram nas cidades de Toyohashi (Aichi) e de Ise (Mie) e por isso, há ordem das prefeituras de evacuação.

Toda parte sul do Japão, incluindo Okinawa, também sofre com as chuvas.

A população recebe os avisos e o nível de alerta via smartphone. Alertas a partir do nível 3 indicam a necessidade de evacuação da residência para abrigos previamente definidos.

A chuva pesada provocada pela passagem da tempestade Mawar pela costa leste do Japão pode causar queda de energia elétrica e interrupção no fornecimento de água, informam as autoridades. Assim, a mochila de emergência, que é sempre preparada nesses casos, deve estar ao alcance das famílias em risco.

Pelo menos 140 mil residentes receberam ordem de evacuação por causa da tempestade tropical Mawar.

Mawar vai continuar ativa no fim de semana
A tempestade tropical Mawar está produzindo ventos sustentados próximos a 80 km/h sobre o mar. O fenômeno vai continuar contornando o leste do Japão perto da costa, se mantendo relativamente estável durante o fim de semana.

Trajeto estimado para a tempestade Mawar nos próximos dias. Crédito: JTWC
Trajeto estimado para a tempestade Mawar nos próximos dias. Crédito: JTWC

O Centro de Alerta de Tufão do Pacífico (JTWC) prevê que Mawar influencie a região de Tóquio principalmente sábado, dia 3 e se dissipe só no começo da semana que vem.

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024