Quarta-feira, 21 fev 2024 - 08h51
Por Maria Clara Machado
O Vale da Morte, ou Death Valley, região desértica no leste da Califórnia, é conhecido como o lugar mais seco e quente dos Estados Unidos, mas o surpreendente evento de chuva do mês de fevereiro transformou a paisagem. O lago seco da Bacia Badwater voltou a ter água, oferecendo uma chance rara de navegação pela região.
Lago da Bacia Badwater com água no Parque Nacional do Vale da Morte, região mais seca dos EUA. Crédito: divulgação facebook.com/amanda.wiley.756 O Serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos anunciou que visitantes estão tendo a oportunidade inusitada de praticar caiaque e explorar o Death Valley de uma maneira diferente nas últimas semanas. As chuvas excessivas que ocorreram na primeira semana de fevereiro devido ao rio atmosférico e que cobriu essa parte da Califórnia fez a água acumularem Badwater Basin.
“Você pode pensar que, sem escoamento para o mar, o Vale da Morte sempre teria um lago, mas este é um evento extremamente raro”, declarou em comunicado à imprensa, a guarda-florestal Abby Wines. As montanhas cobertas de neve contra o céu azul claro aparecem ao fundo de um vale, que retém a água tão imóvel, que reflete as montanhas. Crédito: Instagram @deathvalleynps/NPS/K.Skilling Outro evento extremo acumulou 55 milímetros de chuva, após a tempestade Hilary atingir o sul da Califórnia em 20 de agosto de 2023. O fundo do vale aumentou 12 centímetros nos últimos seis meses com os dois episódios. Em agosto, o lago também encheu, mas os visitantes não conseguiram aproveitar o momento porque as estradas que levavam ao Parque do Vale da Morte estavam danificadas pelas inundações repentinas. Só depois de dois meses os acessos voltaram ao normal.
Paisagem transformada em Death Valley em 12 de fevereiro. Crédito: divulgação Instagram @deathvalleynps |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024