Sexta-feira, 21 out 2022 - 10h05
Por Maria Clara Machado
A tempestade Roslyn está se intensificando perto da costa oeste do México e vai virar furacão. Será o décimo furacão da temporada do Pacífico de 2022 com previsão para tocar o solo mexicano no domingo.
Imagem por webcam do litoral de Manzanillo na manhã do dia 21. A região está em alerta para a chegada de Roslyn. Crédito: webcamsdemexico As informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) são de que a tempestade tropical Roslyn está se movendo em direção à costa do México, a cerca de 300 quilômetros ao sul de Manzanillo, no estado de Colima. Manzanillo é uma cidade portuária de águas calmas e destino turístico conhecido onde se localizam vários resorts. As rajadas de ventos de Roslyn estão em 100 km/h com tendência de rápida intensificação nas próximas 24 horas. Imagem de satélite do dia 21 mostra as nuvens da tempestade Roslyn se expandindo sobre a costa oeste do México. Crédito: NOAA
Segundo as projeções, é esperado que Roslyn toque solo na costa centro-oeste do México entre a noite do sábado e as primeiras horas do domingo. Trajeto estimado para Roslyn nos próximos dias. Crédito: NHC A partir da tarde do sábado as condições devem ficar mais perigosas nas áreas que estão em alerta, por isso há recomendação de apressar os preparativos para a chegada do furacão, avisa o NHC. Os volumes máximos de chuva poderão atingir de 150 milímetros a 200 milímetros nos estados de Colima, Jalisco, Nayarit, nas Ilhas Marias e no sudeste de Sinaloa. Um pouco menos de chuva será observada em Guerrero e Michoacan. As chuvas fortes poderão levar a inundações e deslizamentos de terra. Com a aproximação do furacão, também deve ocorrer maré de tempestade aumentando o risco de inundações costeiras significativas acompanhadas por ondas altas.
Ondas projetadas pelo modelo meteorológico GFS com a atuação da tormenta Roslyn no sábado à noite. Crédito: WINDY
|
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024