Siga-nos
Quinta-feira, 13 out 2022 - 09h55
Por Maria Clara Machado

Mais de 20 municípios do Paraná sofrem com chuvas intensas e enxurradas

Os temporais que atingem o Paraná desde o começo da semana afetaram diretamente pelo menos 24 municípios e mais de quatro mil pessoas, segundo balanço atualizado da Defesa Civil do estado. As enxurradas, alagamentos e deslizamentos se multiplicaram no oeste e no sudoeste do estado.

Chuvas intensas afetam pelo menos 24 municípios do Paraná. Crédito: Divulgação Defesa Civil do Paraná
Chuvas intensas afetam pelo menos 24 municípios do Paraná. Crédito: Divulgação Defesa Civil do Paraná

De acordo com a Defesa Civil paranaense agora são 24 cidades danificadas pela chuva forte e condições de tempo severo com cerca de 4400 mil pessoas afetadas e danos contabilizados em quase 400 moradias.

Dados do SIMEPAR indicam que os volumes de chuva ultrapassaram a média histórica de outubro em muitas cidades. Como exemplo, em Francisco Beltrão já são 287 milímetros de chuva em 11 dias e em Pato Branco as precipitações chegam a 263 mm, sendo a média do mês em torno de 230 mm.

Entre as cidades mais atingidas pelo tempo severo dos últimos dias estão: Nova Laranjeiras, São Miguel do Iguaçu, Vitorino, Pato Branco e Francisco Beltrão. Duas crianças que foram levadas por uma enxurrada continuam desaparecidas em Pato Branco.

Queda de barreiras
As interdições também estão acontecendo em estradas com quedas de barreiras especialmente no sudoeste do Paraná. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) registrou um deslizamento da PR-182, entre Salgado Filho e Flor da Serra do Sul, que interditava totalmente as pistas até esta quarta-feira.

Deslizamento interdita pistas da PR-182 após temporais no Paraná. Crédito: DER/PR
Deslizamento interdita pistas da PR-182 após temporais no Paraná. Crédito: DER/PR

Rede elétrica e abastecimento de água começam a normalizar
A rede elétrica, bastante afetada pelos temporais, com queda de postes de energia e outros danos começa a ser normalizada depois de dois dias. A COPEL informou nesta manhã que as equipes conseguiram religar 90% dos 32 mil domicílios que ficaram sem luz. Ainda cerca de 1200 moradias estão sem energia elétrica nas regiões oeste e sudoeste do estado.

Os temporais também trouxeram problemas no abastecimento de água em diversos municípios, mas a SANEPAR informou que hoje a situação está regularizada no sudoeste, incluindo Pato Branco.

Temporais provocam inundações no oeste sudoeste do Paraná. Crédito: Divulgação Defesa Civil do Paraná
Temporais provocam inundações no oeste sudoeste do Paraná. Crédito: Divulgação Defesa Civil do Paraná

Vazão das Cataratas está 9 vezes acima do normal!
As chuvas volumosas também aumentaram extraordinariamente a vazão das Cataratas do Iguaçu que está despejando 14 milhões de litros de água por segundo, nove vezes acima da média.

O fluxo considerado normal é de 1,5 milhão, informa a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Mirantes e passarelas permanecem interditados por segurança para os turistas, assim como os passeios de barco, que são realizados próximos às quedas d’água.
A meteorologia alerta para uma nova frente fria que vai alimentar as nuvens carregadas e provocar mais temporais no Paraná e em Santa Catarina, na Região Sul.

Você também pode se interessar pelo Podcast Como fica o Globo com o triplo evento de La Niña



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024