Siga-nos
Segunda-feira, 16 out 2023 - 09h41
Por Maria Clara Machado

Mais um forte terremoto atinge o Afeganistão em menos de dez dias

Um quarto terremoto de magnitude 6.3 atingiu o oeste do Afeganistão, nas proximidades da província de Herat, no intervalo de menos de dez dias. Os sismos acompanhados de réplicas estão sendo observados com frequência desde o dia 7 de outubro, quando a região foi atingida pelo primeiro intenso tremor, que transformou as construções em ruínas e deixou pelo menos 2400 mortos e 9200 feridos.

Mais um forte terremoto atingiu o Afeganistão no domingo. Região vive abalos frequentes desde 7 de outubro. Crédito: Divulgação via twitter @IFRCAsiaPacific
Mais um forte terremoto atingiu o Afeganistão no domingo. Região vive abalos frequentes desde 7 de outubro. Crédito: Divulgação via twitter @IFRCAsiaPacific

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

Terra continua tremendo
O terremoto de 6.3 magnitudes ocorrido às 3:36UTC (8h06 hora local), do domingo, dia 15, teve epicentro localizado a cerca de 30 quilômetros de Herat e uma profundidade estimada de 6 quilômetros, pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

As informações de agências internacionais são de mais uma vítima fatal e mais de noventa feridos no domingo.

Outros três sismos com a mesma magnitude de 6.3 já ocorreram nos dias 7 e 10 de outubro, respectivamente. Entre os abalos mais fortes, também foram registradas diversas réplicas. Somente ontem, mais três réplicas moderadas à leves foram validadas pelo USGS, sendo a mais intensa de magnitude 5.4.

A destruição completa inicial atingiu seis cidades rurais e muitas famílias continuam dormindo ao ar livre, por medo ou por estar desabrigadas, enfrentando o frio abaixo de 10°C, que tem predominado nas noites do Afeganistão.

De acordo com a ONU, mais de 20 mil pessoas já foram afetadas pelas atividades sísmicas dos últimos dez dias no oeste do Afeganistão.

A população já vive uma grave crise humanitária em consequência da volta do grupo extremista Talibã ao poder em 2021.

O Crescente Vermelho Afegão presta assistência a mais mil famílias afetadas pelos terremotos em aldeias do distrito de Zinda Jan. Crédito: Divulgação via twitter @ARCSAfeganistão
O Crescente Vermelho Afegão presta assistência a mais mil famílias afetadas pelos terremotos em aldeias do distrito de Zinda Jan. Crédito: Divulgação via twitter @ARCSAfeganistão

Por que os tremores fortes estão se repetindo?
Rogério Leite, diretor do Apolo11, explica que embora os fortes sismos sequenciais na mesma região tenham chamado a atenção, os terremotos no Afeganistão e localidades vizinhas são bastante comuns, devido a complexa dinâmica entre as placas tectônicas Índica, Arábica e da Eurásia.

“É importante destacar que a ocorrência de eventos seguidos de magnitude decrescente não é uma regra, mas apenas uma característica natural, já que um primeiro grande evento quase sempre libera a maior parte da energia acumulada durante a compressão entre as placas envolvidas. O oposto, ou seja, pequenos abalos serem seguidos de eventos muito maiores também ocorre com bastante frequência, registrados na mesma falha ao longo de regiões menos resistentes já próximas à ruptura”, afirma Rogério Leite.

“No caso dos quatro eventos registrados no Afeganistão, todos foram observados como resultado de zonas de subducção em profundidades rasas, próximas do extremo oeste da cordilheira do Hindu Kush, abaixo de um cinturão montanhoso intracontinental dentro da placa da Eurásia. Ali, seguimentos da placa se movimentam em sentido leste-oeste, enquanto outros seguimentos mergulham caoticamente por baixo, no sentido norte ou sul”, completa Leite.

Acompanhe em tempo real todos os sismos registrados ao redor do globo aqui

Acesse também:

Número de mortos passa de 2 mil em aldeias arrasadas por terremoto no Afeganistão



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024