Siga-nos
Segunda-feira, 31 out 2022 - 10h38
Por Maria Clara Machado

Massa ar frio excepcional para novembro pode trazer até neve no Sul do Brasil

Os meteorologistas e órgãos de monitoramento acompanham com atenção uma situação meteorológica extraordinária que pode acontecer no Sul do Brasil com a chegada de uma massa polar intensa, fora dos padrões normais para a época do ano. Há chance de nevar pela primeira vez na história durante um mês de novembro no país.

Geada registrada sexta-feira, 25 de outubro, em São Joaquim (SC), durante nova queda nas temperaturas. Crédito: Mycchel Legnaghi/divulgação Instagram @saojoaquimonline.com.br
Geada registrada sexta-feira, 25 de outubro, em São Joaquim (SC), durante nova queda nas temperaturas. Crédito: Mycchel Legnaghi/divulgação Instagram @saojoaquimonline.com.br

Semana gelada!
Uma grande frente fria continental abrange a Argentina, o Uruguai e o Sul do Brasil, além de mudar o tempo em parte das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e até áreas do Norte esta semana. Os alertas dos institutos de meteorologia são para temporais severos e vendavais.

A massa de ar frio intensa que segue a frente fria deve trazer situações severas para o Sul com fortes rajadas de vento e queda brusca nas temperaturas, geada em amplas áreas, temperaturas mínimas abaixo de zero e chance de neve ou chuva congelada.

O frio em novembro não é tão raro, mas o que está chamando a atenção é a intensidade e a força desta massa polar, explicam os meteorologistas.

As temperaturas próximas a zero grau serão sentidas na fronteira com o Uruguai amanhã, dia primeiro de novembro e depois podendo chegar a valores negativos, entre -3°C e -5°C nas áreas mais altas do Sul do Brasil entre a quarta e a sexta-feira, divulgou a METSUL.

A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu alerta para a queda acentuada nas temperaturas já a partir da noite desta segunda-feira, dia 31.

Será que vai nevar no Sul?
Modelos meteorológicos que já vinham indicando a chance de neve e chuva congelada desde a semana passada continuam projetando o fenômenos nas atualizações para os primeiros dias de novembro.

Existe ainda uma pequena possibilidade de neve entre os dias 1 e 2 de novembro (terça-feira e quarta-feira) em áreas muito isoladas do planalto sul catarinense e serras gaúcha e catarinense.

Em pelo menos um século de dados meteorológicos não se tem registro de neve na Região Sul do Brasil no mês de novembro e se o fenômeno se confirmar, será algo muito raro, reafirmam os meteorologistas.

Você também pode ouvir mais sobre o assunto no Podcast Mais ar frio intenso para o Brasil em novembro!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024