Siga-nos
Sexta-feira, 29 jan 2021 - 17h18
Por Maria Clara Machado

Monte Merapi permanece em alerta nível 3 para novas erupções vulcânicas

O vulcão Merapi, localizado na ilha de Java, na Indonésia entrou em forte erupção lançando de forma explosiva nuvens densas de muita fumaça e cinzas durante a quarta-feira, dia 27, que alcançaram 3 mil metros de altitude do cume. Desde o começo de janeiro, o Merapi vem apresentando atividade constante e os alertas permanecem.

Vulcão Merapi entrou em forte erupção na última quarta-feira, dia 27 e permanece em alerta nível 3. Crédito: Imagens divulgadas pelo twitter @BPPTKG
Vulcão Merapi entrou em forte erupção na última quarta-feira, dia 27 e permanece em alerta nível 3. Crédito: Imagens divulgadas pelo twitter @BPPTKG

Merapi em alerta nível 3
O BPPTKG informou que no período entre 15 e 21 de janeiro ocorreram 282 avalanches de lava incandescente, que percorreram até um quilômetro pelas drenagens dos rios Krasak e Boyong. Fluxos piroclásticos também foram registrados quase duas dezenas de vezes.

A queda de cinzas do Merapi foi relatada em várias aldeias da região no último dia 19 de janeiro e o nível de alerta permaneceu em 3, numa escala que vai até 4. Mudanças e deformações da área do cume do vulcão também vinham acontecendo diariamente, embora com uma atividade sísmica menor na comparação com a semana anterior.

Depois, entre os dias 22 e 28 de janeiro, as avalanches de lava incandescente do Merapi ainda foram observadas 230 vezes e a atividade de nuvens quentes ocorreu dezenas de vezes, incluindo a forte explosão da última quarta-feira.

Foram mais de 20 erupções relatadas na manhã da quarta-feira, dia 27, que geraram alertas por conta da intensificação das nuvens de cinzas no espaço aéreo comercial da região. Durante à tarde, verificou-se que as cinzas estavam indo na direção noroeste do Monte, portanto diminuindo os riscos para os voos comerciais.

Segundo relatos, a erupção foi ouvida a quilômetros e obrigou a evacuação de parte da população mais próxima ao vulcão.

Monte Merapi vem apresentando atividade constante desde o começo de janeiro. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @BPPTKG<BR>
Monte Merapi vem apresentando atividade constante desde o começo de janeiro. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @BPPTKG

Ameaça de novas erupções
Diante de todas as observações e monitoramento do Monte Merapi, as autoridades permanecem atentas.

O BPPTKG alerta para riscos potenciais na forma de avalanches de lava e nuvens quentes na região sudoeste, que cobre os rios Boyong, Bedog, Krasak, Bebeng e Putih a uma distância máxima de cinco quilômetros. Ao mesmo tempo, uma erupção de material vulcânico poderá atingir um raio de 3 quilômetros do cume.

Assim, as atividades de mineração nos canais dos rios e o turismo na área estão interrompidos num raio de cinco quilômetros da cratera sob perigo de novas erupções.

Em 2010, a erupção do vulcão Merapi fez mais de 350 vítimas fatais na Indonésia. O Monte Merapi tem quase 3 mil metros de altura e é um dos vulcões mais ativos do país, que conta com 130 vulcões ativos.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024