Siga-nos
Quarta-feira, 17 abr 2024 - 18h53
Por Maria Clara Machado

Monte Ruang tem série de erupções explosivas e provoca evacuação na Indonésia

O Monte Ruang, localizado na província de Sulawesi do Norte, na Indonésia, entrou em forte erupção vulcânica na noite de terça-feira, seguido por mais eventos na madrugada de quarta-feira, hora local, obrigando as autoridades a evacuarem a região. O vulcão já vinha apresentando um grande aumento no número de tremores nos últimos dias.

Monte Ruang em erupção explosiva na Indonésia em 17 de abril de 2024. Crédito: divulgação Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos
Monte Ruang em erupção explosiva na Indonésia em 17 de abril de 2024. Crédito: divulgação Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos

Você também pode se interessar em saber mais no Podcast A explosiva erupção do vulcão Ruang pode ser comparada à de Tonga?

O vulcão despertou lançando uma coluna de fumaça estimada em até 2,5 mil metros de altura e com fluxos de lava, segundo relatos do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos da Indonésia.

O nível de alerta subiu de 3 para 4 e todos foram orientados a não se aproximar num raio de 6 quilômetros da cratera sob o risco de lançamento de fragmentos de rocha, nuvens quentes e possíveis tsunamis, causados pelo colapso de parte da montanha sobre o mar.
Segundo as autoridades locais, mais de 800 pessoas foram evacuadas em dois vilarejos da região.

O vulcão fica localizado a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital Manado, na província de Sulawesi do Norte, uma área considerada remota, porém habitada. Não há informações de feridos até o momento.

Como aconteceram as erupções
O monitoramento do Centro de Vulcanologia da Indonésia (PVMBG) indicou que no período de 1 a 17 de abril, a montanha esteve coberta por neblina em vários momentos, com tempo na região variando entre ensolarado e chuvoso. A temperatura do ar esteve entre 26°C e 32°C, em geral com ventos fracos a moderados neste período.

Apenas uma erupção fraca com fumaça branca foi observada antes da atividade explosiva que começou da noite de 16 de abril e se repetiu por duas vezes na madrugada do dia 17. A gigantesca coluna de fumaça foi acompanhada por sons estrondosos nos três momentos de erupção.

Ainda uma quarta atividade explosiva neste dia 17 de abril também lançou outra coluna de fumaça de cor cinza e preta a uma altura de cerca de 3 mil metros, acompanhada por um terremoto e um forte estrondo, relatou o último boletim do Centro de Vulcanologia.

Grande aumento da atividade sísmica
Já com relação aos tremores registrados no Monte Ruang, estes foram bastante evidentes.

Foi relatado um total de 1439 terremotos vulcânicos profundos e 569 sismos rasos, além de mais de 170 tremores tectônicos, apresentando um aumento significativo no número de abalos no período de 1 a 17 de abril na comparação com o mês de março, de acordo com o monitoramento do Centro de Vulcanologia do país.

Acesse também:

Enxame sísmico nos Campos Flégreos deixa moradores apreensivos em Nápoles

Monte Etna está dando mais esse espetáculo soltando inúmeros anéis de fumaça no céu

Pesquise um assunto no Painel Global na seção de notícias!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024