Siga-nos
Terça-feira, 6 dez 2022 - 16h57
Por Maria Clara Machado

Moradores começam a retornar para casa dois dias após a erupção do Semeru

Cerca de mil e duzentos moradores do leste da ilha de Java, na Indonésia, começaram a retornar para suas casas esta terça-feira, dia 6, dois dias após o vulcão Semeru entrar em erupção. Entretanto, o Monte continua em atividade e há restrições em vigor.

Monte Semeru, em Java, na Indonésia, em erupção no dia 4 de dezembro. Atividade continua neste começo de semana. Crédito: Divulgação BNPB
Monte Semeru, em Java, na Indonésia, em erupção no dia 4 de dezembro. Atividade continua neste começo de semana. Crédito: Divulgação BNPB

Você também pode se interessar pelo Podcast Como o som pode ajudar na previsão de erupções vulcânicas

Ainda existem 700 pessoas em situação de evacuação porque vivem na chamada zona vermelha, a uma distância menor do vulcão.

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG) elevou o status do Monte Semeru do nível III para o nível IV no domingo e o alerta permanece neste começo de semana.

O vulcão Semeru entrou em forte atividade na madrugada do dia 4 e forçou a evacuação de quase dois mil habitantes de pelo menos sete distritos em áreas de risco, que fugiram para 11 abrigos da região.

Um total de 24 mil máscaras foi distribuído para reduzir o impacto das cinzas vulcânicas à saúde respiratória da população.

A erupção do Semeru
A erupção do Monte Semeru é marcada pela presença de nuvens quentes que chegaram a 19 quilômetros de altitude impactando cinco aldeias em quatro sub-distritos de Java.

Densa nuvem de cinzas se espalhou durante erupção vulcânica do Semeru no domingo. Crédito: Divulgação pelo twitter @BNPB Indonesia
Densa nuvem de cinzas se espalhou durante erupção vulcânica do Semeru no domingo. Crédito: Divulgação pelo twitter @BNPB_Indonesia

Quase duas mil pessoas foram evacuadas das áreas de risco, após o vulcão Semeru entrar em erupção em Java no domingo. Crédito: Divulgação pelo twitter @BNPB Indonesia
Quase duas mil pessoas foram evacuadas das áreas de risco, após o vulcão Semeru entrar em erupção em Java no domingo. Crédito: Divulgação pelo twitter @BNPB_Indonesia

A Agência Nacional de Gestão de Calamidades (BNPB) relatou que a erupção do vulcão provocou a morte de quase 30 animais, afetou 71 hectares de terras agrícolas, além de pontes, estradas, locais de culto e uma escola, mas não houve feridos ou vítimas fatais.

A atividade do Monte Semeru continua e uma coluna de cinzas branca a cinza, com intensidade moderada é observada a aproximadamente 400 metros acima do cume do vulcão.

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG) mantém a recomendação de cancelamento de qualquer atividade a 17 quilômetros do cume do vulcão. O Centro também continua alertando para o perigo de queda de pedras incandescentes num raio de 8 quilômetros do Semeru, assim como a queda de lava ao longo de rios e vales que desembocam da Montanha.

Confira aqui como estão as últimas atividades vulcânicas ao redor do globo!

Sem tsunami
Uma notícia falsa acabou circulando no domingo afirmando que a erupção do Semeru poderia causar um tsunami no Japão. A Agência Nacional de Gestão de Calamidades desmentiu a notícia e reforçou que as informações devem ser checadas junto aos órgãos responsáveis pelo monitoramento do vulcão na Indonésia.

O BNPB explicou que o Monte Semeru é um vulcão terrestre suficientemente afastado da costa e por isso, sem perigo do material piroclástico chegar ao mar com força para gerar um tsunami.

“A posição do Monte Semeru é no sul de Java e se hipoteticamente ocorrer uma avalanche na costa sul de Java resultante da atividade vulcânica, é improvável que o tsunami chegue ao mar do Japão, porque estaria bloqueado por diversas ilhas da Indonésia”, afirmou o BNPB.

Acesse também:

Vulcão Stromboli entra em atividade no sul da Itália e provoca onda de tsunami

Fluxo de lava do vulcão Mauna Loa está cada vez mais perto de Rodovia no Havaí



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024