Segunda-feira, 26 dez 2022 - 10h33
Por Maria Clara Machado
A histórica e devastadora tempestade de inverno, que assolou os Estados Unidos no fim de semana do Natal, trouxe nevascas fenomenais, paralisou rodovias e cancelou milhares de voos de norte a sul no território norte-americano. O saldo é pelo menos 37 vítimas fatais no início desta segunda-feira, dia 26.
Visão do escritório do Serviço de Meteorologia em Buffalo, NY, dia 25 de dezembro. Crédito: divulgação @NWSBUFFALO
Estrada tomada pela neve no estado de Washington no dia 25 de dezembro. Crédito: divulgação pelo twitter @SnoqualmiePass/WSDOT O oeste de Nova York recebeu neve pesada, que resultou da passagem do ciclone bomba Elliott potencializando o efeito do ar frio sobre as águas mais quentes dos Grandes Lagos, na fronteira com o Canadá, isso um mês depois da região ter sido atingida por outra grande tempestade de neve. A nevasca contínua e assustadora deixou estradas intransitáveis e a visibilidade zero com saldo de 17 vítimas fatais só em Buffalo neste domingo. Até veículos de resgate tiveram muitas dificuldades para passar pela grande quantidade de neve e a situação foi dramática com vítimas encontradas fora e dentro dos veículos, segundo relatos da Polícia de Buffalo. Centenas de soldados da Guarda Nacional foram mobilizados para ajudar nos resgates e mais de 500 foram realizados até o domingo. Mais de 12 mil residências e empresas ainda estão sem energia elétrica, embora grande parte dos consumidores no condado de Erie já teve o serviço restabelecido no final da noite de ontem.
Crédito: NWS BUFFALO O estado de Nova York está em emergência e as autoridades fazem um apelo para os moradores permaneçam fora das estradas no condado de Erie, onde se localiza a cidade de Buffalo. A situação ainda é perigosa neste início de semana alertam as autoridades governamentais e o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS). De acordo com a previsão do NWS, a neve vai continuar até a terça-feira ao nordeste do Lago Erie e do Lago Ontário, nos Grandes Lagos, ainda com acumulações entre 15 cm e 30 cm próximo a Buffalo.
Além das vítimas fatais no estado de Nova York, ocorreram mortes relacionadas ao frio intenso e a neve no Colorado, Kansas, Kentucky, Missouri, Ohio, Tennessee e em Wisconsin. As temperaturas negativas que dominaram o interior dos Estados Unidos chegaram a valores surpreendentes de Mapa mostra anomalias provocadas pela grande tempestade de inverno histórica neste Natal nos Estados Unidos. Crédito: Modelo Global GEOS/Nasa |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024