Siga-nos
Segunda-feira, 26 dez 2022 - 10h33
Por Maria Clara Machado

Nevasca fenomenal e efeitos da tempestade de inverno deixam 37 mortos nos EUA

A histórica e devastadora tempestade de inverno, que assolou os Estados Unidos no fim de semana do Natal, trouxe nevascas fenomenais, paralisou rodovias e cancelou milhares de voos de norte a sul no território norte-americano. O saldo é pelo menos 37 vítimas fatais no início desta segunda-feira, dia 26.

Visão do escritório do Serviço de Meteorologia em Buffalo, NY, dia 25 de dezembro. Crédito: divulgação @NWSBUFFALO
Visão do escritório do Serviço de Meteorologia em Buffalo, NY, dia 25 de dezembro. Crédito: divulgação @NWSBUFFALO

Situação dramática
“Essa foi a tempestade mais devastadora da história de Buffalo”, segundo declaração do governo de Nova York. Buffalo, assim como partes do oeste do estado de Nova York, foi uma das cidades mais castigadas pela nevasca, que soterrou veículos, ruas e deixou milhares sem energia elétrica, com subestações congeladas, o que agravou o frio intenso inclusive dentro das moradias.

Estrada tomada pela neve no estado de Washington no dia 25 de dezembro. Crédito: divulgação pelo twitter @SnoqualmiePass/WSDOT <BR>
Estrada tomada pela neve no estado de Washington no dia 25 de dezembro. Crédito: divulgação pelo twitter @SnoqualmiePass/WSDOT

O oeste de Nova York recebeu neve pesada, que resultou da passagem do ciclone bomba Elliott potencializando o efeito do ar frio sobre as águas mais quentes dos Grandes Lagos, na fronteira com o Canadá, isso um mês depois da região ter sido atingida por outra grande tempestade de neve.

Relembre:Emergência no estado de Nova Iorque é aprovada após nevasca histórica

A nevasca contínua e assustadora deixou estradas intransitáveis e a visibilidade zero com saldo de 17 vítimas fatais só em Buffalo neste domingo. Até veículos de resgate tiveram muitas dificuldades para passar pela grande quantidade de neve e a situação foi dramática com vítimas encontradas fora e dentro dos veículos, segundo relatos da Polícia de Buffalo.

Centenas de soldados da Guarda Nacional foram mobilizados para ajudar nos resgates e mais de 500 foram realizados até o domingo.

Mais de 12 mil residências e empresas ainda estão sem energia elétrica, embora grande parte dos consumidores no condado de Erie já teve o serviço restabelecido no final da noite de ontem.

Neve fenomenal
O NWS registrou uma quantidade de neve fenomenal no aeroporto de Buffalo e arredores para um início de temporada. A neve atingiu 92,7 polegadas, ou mais de 2,5 metros, no dia 25 de dezembro, ficando poucos centímetros da quantidade de neve esperada para toda a estação.

Crédito: NWS BUFFALO
Crédito: NWS BUFFALO


O estado de Nova York está em emergência e as autoridades fazem um apelo para os moradores permaneçam fora das estradas no condado de Erie, onde se localiza a cidade de Buffalo.

A situação ainda é perigosa neste início de semana alertam as autoridades governamentais e o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS).

De acordo com a previsão do NWS, a neve vai continuar até a terça-feira ao nordeste do Lago Erie e do Lago Ontário, nos Grandes Lagos, ainda com acumulações entre 15 cm e 30 cm próximo a Buffalo.

Números da tempestade histórica!
Nos 50 estados norte-americanos, 48 ficaram sob alerta de nevascas e frio extremos na tempestade de inverno mais intensa da histórica no Natal. Em todo o país, cerca de 90 mil clientes tiveram queda de energia elétrica e pelo menos 5700 voos foram cancelados desde a sexta-feira.

Além das vítimas fatais no estado de Nova York, ocorreram mortes relacionadas ao frio intenso e a neve no Colorado, Kansas, Kentucky, Missouri, Ohio, Tennessee e em Wisconsin.

As temperaturas negativas que dominaram o interior dos Estados Unidos chegaram a valores surpreendentes de -45°C nos estados de Montana, Dakota do Sul e Wyoming e a -50°C no norte Idaho, segundo a meteorologia norte-americana.

Mapa mostra anomalias provocadas pela grande tempestade de inverno histórica neste Natal nos Estados Unidos. Crédito: Modelo Global GEOS/Nasa
Mapa mostra anomalias provocadas pela grande tempestade de inverno histórica neste Natal nos Estados Unidos. Crédito: Modelo Global GEOS/Nasa

Acesse também:

EUA enfrentam onda de frio jamais vista no Natal e têm temperaturas extraordinárias

Uma semana de nevascas deixa 17 vítimas fatais no Japão

Você também pode se interessar pelo Podcast O que está por trás da Nevasca Histórica do natal nos EUA?



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024