Siga-nos
Quinta-feira, 19 out 2023 - 11h36
Por Maria Clara Machado

Norma é um grande furacão e se move em direção à Baixa Califórnia

A Península da Baixa Califórnia, no México, se prepara para receber o furacão Norma nos próximos dias. A tormenta atingiu a categoria 3 na escala de ventos Saffir-Simpson nesta quinta-feira, dia 19, e é agora um grande furacão (Major Hurricane) pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Imagem de satélite mostra o grande furacão Norma sobre as águas do Pacífico próximo ao México no dia 19 de outubro. Crédito: WINDY/EUMETSAT
Imagem de satélite mostra o grande furacão Norma sobre as águas do Pacífico próximo ao México no dia 19 de outubro. Crédito: WINDY/EUMETSAT

De acordo com o NHC, o centro do grande furacão Norma está a cerca de 400 quilômetros a oeste-sudoeste da costa de Manzanillo, em Colima, e ainda está afastado a 690 quilômetros ao sul do Cabo de São Lucas, na Baixa Califórnia, se movendo lentamente em mar aberto.

Os ventos máximos sustentados de Norma estão em 205 km/h ainda com a possibilidade de um fortalecimento no decorrer desta quinta-feira.

Um alerta de furacão já está em vigor pelo NHC para a ponta sul da Península da Baixa Califórnia, entre Todos Santos e Los Barriles, com a previsão da chegada de Norma durante o próximo sábado, dia 21.

Norma deve se aproximar da Baixa Califórnia como um furacão, mas poderá ter um ligeiro enfraquecimento e tocar o solo na categoria de tempestade tropical, de acordo com as projeções do NHC.

Trajeto estimado para o furacão Norma nos próximos dias. Credito: NHC
Trajeto estimado para o furacão Norma nos próximos dias. Credito: NHC

Perigos costeiros de inundação
Os avisos meteorológicos são de chuvas fortes e inundações para as porções sul da Baixa Califórnia, com volumes esperados entre 120 mm a 250 mm, podendo chegar a 380 mm localmente.

Também há aviso de perigo no mar. As ondas geradas pelo grande furacão sobre o Pacífico leste já estão afetando trechos do litoral do sudoeste do México e devem alcançar o norte, ao longo da costa oeste em direção à Baixa Califórnia nos próximos dias.

Swell produzido pelo furacão Norma dia 19 de outubro. Há avisos costeiros em vigor para a Baixa Califórnia. Crédito: WINDY/Modelo GFS
Swell produzido pelo furacão Norma dia 19 de outubro. Há avisos costeiros em vigor para a Baixa Califórnia. Crédito: WINDY/Modelo GFS

Lidia e Max já fizeram estragos em outubro
O último furacão a tocar o solo do México foi Lidia, que também alcançou o status de major hurricane chegando à categoria 4.

Lidia entrou poderoso na região turística de Puerto Vallarta, no estado de Jalisco, na noite do dia 10 de outubro, provocando um rastro de destruição, inundações e duas vítimas fatais.

O impacto ocorreu um dia depois que a tempestade tropical Max atingiu a costa sul do México, distante a centenas de quilômetros da área atingida por Lidia. Max também fez estragos, especialmente no estado de Guerrero.

Sobre a temporada 2023
A temporada de furacões do Pacífico de 2023 já contabilizou até o momento 14 sistemas nomeados, sendo 5 tempestades tropicais e 9 furacões.

O período normal para a formação dos fenômenos se estende até novembro e este ano a temporada tem a influência do El Niño, caracterizado pelas águas mais quentes no Pacífico Equatorial central e leste.

Acesse também:

NOAA prevê que El Niño deve continuar até maio de 2024

Você também pode se interessar pelo Podcast Novas projeções para o El Niño e a seca na Amazônia



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024