Siga-nos
Quinta-feira, 1 jun 2023 - 15h28
Por Maria Clara Machado

Novo monitoramento da NASA quer detectar estrondos de tsunami da atmosfera

Uma nova tecnologia utilizando sinais de GPS pretende monitorar e “caçar” ondas de tsunami no chamado Círculo de Fogo do Pacífico e assim aumentar os sistemas de alerta precoce. A novidade está sendo testada pela Agência Espacial Norte Americana (NASA).

Imagem ilustrativa da costa do Havaí, onde um tsunami foi mortal em abril de 1946. Créditos: M. Younger/NASA
Imagem ilustrativa da costa do Havaí, onde um tsunami foi mortal em abril de 1946. Créditos: M. Younger/NASA

Gostou? Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!

Os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA querem detectar os tsunamis por meio de ondulações acústicas e gravitacionais, que eles lançam em direção ao espaço, quando ocorrem na imensidão do oceano.

Em busca de pistas de tsunami
Os cientistas explicam a ideia do novo monitoramento: durante um tsunami, vários quilômetros quadrados da superfície do oceano podem subir e descer igualmente, deslocando, portanto, uma quantidade significativa de ar acima da grande onda.

O ar deslocado segue em todas as direções em forma de som de baixa frequência e ondas de gravidade. Em questão de minutos, as vibrações atingem a ionosfera, na alta atmosfera.

O choque das ondas de vibração com partículas carregadas presentes na camada superior da atmosfera pode distorcer os sinais dos satélites de navegação próximos, mesmo que ligeiramente, segundo os pesquisadores.

“Esses distúrbios poderão servir como um alarme, um salva-vidas”, declarou Léo Martire, cientista do JPL, que desenvolve o GUARDIAN. “Em vez de corrigir isso como um erro, usamos como dados para encontrar perigos naturais”, acrescentou Martire.

Nova tecnologia
O sistema de monitoramento experimental utiliza dados interconectados de GPS e outros satélites que orbitam o globo terrestre, e que juntos formam sistemas globais de navegação, o GNN, ou GUARDIAN, fornecendo informações sobre desastres atmosféricos superiores em tempo real.

Os sinais de rádio viajam para centenas de estações terrestres de monitoramento no mundo todo, ao mesmo tempo em que os dados são analisados, melhorando a precisão das informações em tempo real.

Os pesquisadores comemoram o fato do GUARDIAN já ser uma das ferramentas de monitoramento mais rápidas deste tipo. Em 10 minutos, pode produzir dados, a partir do estrondo de um tsunami, atingindo a ionosfera.

“Prevemos que o GUARDIAN um dia complementará os instrumentos terrestres e oceânicos existentes, como sismômetros, bóias e medidores de maré, que são altamente eficazes, mas sem a cobertura sistemática do oceano aberto”, complementa Siddharth Krishnamoorthy, integrante da equipe de desenvolvimento do JPL.

Perto de 78% dos mais de 750 tsunamis confirmados entre 1900 e 2015 ocorreram no Anel de Fogo do Pacífico, uma região de alta sismicidade no globo, segundo dados históricos da NOAA.

Os tsunamis, resultantes tanto de intensos terremotos no fundo do oceano ou da atividade de vulcões submarinos, podem ser devastadores e atingir amplas comunidades costeiras, daí a importância, de se ter avisos cada vez mais precisos e antecipados.

Acompanhe em tempo real todos os sismos registrados ao redor do globo aqui

Confira aqui como estão as últimas atividades vulcânicas ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024