Siga-nos
Terça-feira, 28 fev 2023 - 09h43
Por Maria Clara Machado

Novo terremoto moderado provoca desabamento de mais prédios na Turquia

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) validou mais um tremor de terra de magnitude 5.2 no leste da Turquia na tarde da segunda-feira. O novo terremoto atingiu áreas já abaladas pelos intensos sismos do começo do mês e provocou mais desabamentos de edifícios.

Novo terremoto atinge áreas já abaladas pelos tremores do começo do mês. Crédito: Sul da Turquia em 6 de fevereiro/Divulgação @IFRC Europe
Novo terremoto atinge áreas já abaladas pelos tremores do começo do mês. Crédito: Sul da Turquia em 6 de fevereiro/Divulgação @IFRC_Europe

A Turquia pode ter vivido seu Big One?

O novo terremoto com profundidade estimada em 10 quilômetros atingiu a província de Malatya, uma área bastante afetada pelos tremores de 7.8 e 7.5 magnitudes do dia 6 de fevereiro. As informações divulgadas inicialmente por agências internacionais são de mais 30 desabamentos de edifícios, uma vítima fatal e cerca de 70 feridos. Equipes de resgate foram enviadas para novas buscas em pelo menos cinco edifícios.

Embora o terremoto de magnitude 5.2 seja considerado um abalo moderado, atingiu uma região já muito vulnerável pelos tremores anteriores e com sérios comprometimentos nas edificações que ainda resistiram.

O tremor mais intenso e mortal da Turquia do dia 6 de fevereiro resultou em mais de 50 mil mortos no país e na Síria, de acordo com o último balanço das autoridades divulgado no fim de semana.

O número de vítimas fatais chegou a 44218 na Turquia e 5900 na Síria. As autoridades turcas confirmam que 173 mil prédios caíram ou vão precisar ser demolidos.

Acompanhe em tempo real todos os sismos registrados ao redor do globo aqui

Acesse também:

Tremor de terra é sentido em municípios do oeste da Bahia



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024