Siga-nos
Segunda-feira, 1 abr 2024 - 10h12
Por Maria Clara Machado

Nuvem de poeira do Saara transforma paisagem nos Alpes da França e na Suíça

Uma nuvem de poeira vinda do Deserto do Saara, na África, alcançou os céus da Suíça e do sudeste da França, deixando a paisagem em tons de laranja e amarelo, e por vezes até esbranquiçada. O fenômeno é conhecido dos europeus, mas raro para algumas áreas, e gerou alerta de alta concentração de partículas finas durante o fim de semana.

Poeira do Saara invade o céu da Suíça e deixa a paisagem alaranjada no dia 30 de março. Crédito: divulgação @meteosuisse<BR>/Crowdsourcing-MétéoSuisse App
Poeira do Saara invade o céu da Suíça e deixa a paisagem alaranjada no dia 30 de março. Crédito: divulgação @meteosuisse
/Crowdsourcing-MétéoSuisse App

Grandes tempestades de areia e poeira cobrem territórios da China, Mongólia e Rússia

Neblina empoeirada
O Escritório Federal de Meteorologia e Climatologia Météo Suisse monitorou a nuvem de poeira do Saara durante o fim de semana e advertiu para uma piora na visibilidade e a concentração de partículas finas, prejudiciais à saúde.

Uma imagem de satélite com cores modificadas da sexta-feira, dia 29, ressaltou na cor rosa, a grande área de poeira do Saara, transportada pelos ventos fortes do norte da África em direção à Europa.

Imagem de satélite mostra na cor rosa a nuvem de poeira do Saara, seguindo em direação à Europa no dia 29 de março. Crédito: Eumetsat
Imagem de satélite mostra na cor rosa a nuvem de poeira do Saara, seguindo em direação à Europa no dia 29 de março. Crédito: Eumetsat

O avanço da poeira aconteceu principalmente em baixa altitude, inferior a 3 quilômetros, transformando a paisagem desde o Lago Léman, até o restante da Suíça.

A visibilidade foi tida como “muito reduzida” e houve uma “deterioração significativa" na qualidade do ar por alta concentração de PM10, relatou o Météo Suisse.

Uma neblina empoeirada cobriu partes do sul da Suíça durante o fim de semana. Crédito: Crowdsourcing-MétéoSuisse App
Uma neblina empoeirada cobriu partes do sul da Suíça durante o fim de semana. Crédito: Crowdsourcing-MétéoSuisse App

Ainda de acordo com o Météo Suisse, o fenômeno é raro para algumas áreas ao sul e há poucos registros históricos no país. A circulação atmosférica sobre a Europa pode ter feito a poeira descer pelos vales.

Seguindo as projeções da meteorologia para o caminho da poeira, o fenômeno poderá seguir um eixo da Sicília à Romênia, passando pela parte continental da Itália nos próximos dias.

As regiões de Provence-Alpes-Côte d'Azur e Hérault, que fazem parte dos alpes franceses, no sudeste da França, também se viram em meio a uma névoa alaranjada no sábado, dia 30, sendo necessário emitir os avisos de piora na qualidade do ar.

Além da França e da Suíça, também houve registro da poeira no sul da Alemanha. A paisagem amarelada pela presença da poeira do Saara foi confirmada pelo Serviço Meteorológico Alemão.

Transformação da paisagem nos alpes franceses registrada com a chegada da nuvem de poeira do Saara no fim de semana. Crédito: divulgação via X (twitter) @Gabriele M24
Transformação da paisagem nos alpes franceses registrada com a chegada da nuvem de poeira do Saara no fim de semana. Crédito: divulgação via X (twitter) @Gabriele_M24

A poeira do Deserto do Saara é importante fonte mineral para o planeta e as partículas mais finas são transportadas pelas correntes de vento todos os anos por milhares de quilômetros, chegando à Europa e atravessando o Atlântico em direção às Américas.

Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024