Siga-nos
Quarta-feira, 5 jul 2023 - 15h12
Por Maria Clara Machado

OMM anuncia que El Niño poderá subir ainda mais as temperaturas do planeta

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada às Nações Unidas, emitiu um novo comunicado à imprensa, alertando para a influência do fenômeno El Niño no aumento das temperaturas globais nos próximos meses. Todos devem se preparar para os eventos de calor extremo e um possível novo recorde mundial.

As faixas de aquecimento de Ed Hawkins ilustram como nosso clima esquentou durante todo o período. Crédito: Divulgação OMM
As faixas de aquecimento de Ed Hawkins ilustram como nosso clima esquentou durante todo o período. Crédito: Divulgação OMM

O retorno do El Niño clássico no Pacífico tropical depois de sete anos preocupa pela tendência do fenômeno deixar as temperaturas ainda mais altas do que já estão.

Segundo a OMM, é provável que o El Niño eleve ainda mais as temperaturas globais nos próximos meses e afete os padrões climáticos e as tempestades em diversas partes do mundo.

A Organização Meteorológica divulgou novo boletim, baseado nas projeções de especialistas em clima, com a probabilidade de 90% do El Niño se estabelecer de moderada à forte intensidade durante todo o segundo semestre de 2023, o que preocupa especialmente na questão do calor extremo.

Anomalia da temperatura da superfície do mar no final de maio, principal indicativo para a formação do fenômeno El Niño no Pacífico leste e equatorial. Crédito: NOAA
Anomalia da temperatura da superfície do mar no final de maio, principal indicativo para a formação do fenômeno El Niño no Pacífico leste e equatorial. Crédito: NOAA


“A formação de um evento El Niño aumentará muito a probabilidade de quebra de recordes de temperatura e de calor mais extremo experimentado em muitas partes do mundo e nos oceanos”, afirmou o secretário-geral da OMM, professor Petteri Taalas, em Genebra, em 4 de julho.

Diante das perspectivas, a OMM também pediu para que os governantes do mundo todo se preparem para ações a fim de tentar limitar os efeitos do calor em nossa saúde, nossas economias e nos ecossistemas.

“Avisos precoces e medidas preventivas para lidar com eventos climáticos extremos associados a esse grande fenômeno climático são de extrema importância para salvar vidas e meios de subsistência”, completou Petteri Taalas.

Ano mais quente da história poderá ser superado
Em maio de 2023, a OMM já falava no alto risco de se alcançar um novo recorde de ano mais quente da história em pelo menos um dos próximos cinco anos, superando 2016.

Os relatórios de clima de 2016 apontam o aquecimento global associado a um evento de Super El Niño como os responsáveis pelo recorde de ano mais quente da história. Geralmente, o impacto das temperaturas globais se manifesta após a formação do evento de El Niño, então é possível, que um forte aquecimento seja ainda mais evidente em 2024.

Os últimos boletins oficiais da NOAA indicaram um aumento significativo na temperatura da superfície da água do oceano no Pacífico central e leste, além de destacar outras observações atmosféricas, evidenciando a presença do fenômeno El Niño, estabelecido, portanto, desde 8 de junho.

Um novo relatório da NOAA com projeções mais específicas do El Niño em vigor será divulgado no próximo dia 13 de julho.

Projeção da atuação do El Niño nos próximos trimestres. Crédito: NOAA
Projeção da atuação do El Niño nos próximos trimestres. Crédito: NOAA

Você também pode se interessar pelo Podcast Já estamos em El Niño!

Acesse também:

China enfrenta ondas de calor seguidas e as maiores temperaturas em 62 anos

Mais de 60 milhões de pessoas estão sob alerta de calor extremo nos EUA



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024