Siga-nos
Quinta-feira, 27 out 2022 - 11h03
Por Maria Clara Machado

ONU alerta que temperatura global pode subir até 2,8°C até o final do século

O Programa das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente lançou um alerta nesta quinta-feira para o aumento da temperatura de até 2,8°C no planeta até o final deste século, se os países continuarem com as metas atuais de corte de emissões dos gases poluentes. A ONU reforça que a COP27, que acontecerá no próximo mês, deve servir para que as metas globais sejam revistas.

Imagem ilustrativa. Terra e a Lua vistos do Espaço por satélite. Crédito: NASA
Imagem ilustrativa. Terra e a Lua vistos do Espaço por satélite. Crédito: NASA

Urgência climática
As consequências catastróficas, que já estão acontecendo como ondas de calor, enchentes e secas sem precedentes, poderão aumentar ainda mais se os países não adotarem e cumprirem metas mais ambiciosas no corte de emissão de gases.

Os alertas são lançados em um documento anual da ONU sobre as emissões de gases de efeito estufa, que avalia o andamento dos países e as medidas adotadas dentro do compromisso firmado no Acordo de Paris, em 2015, na COP21.

Joana Portugal, cientista, professora da UFRJ e coautora do relatório, afirma que apesar dos esforços “há uma grande discrepância entre o que os países se comprometem e o que seria necessário”.

O relatório mostrou por exemplo, que a União Europeia, tem programas consolidados de redução das emissões, mas ao mesmo tempo, as metas são insuficientes num futuro próximos de cinco a dez anos.

O documento reforça “a necessidade de redução das emissões na ordem de 50% na próxima década para atingir uma neutralidade climática até o final do século”, segundo a cientista.

O Brasil, de acordo com o relatório, diminuiu sua ambição de redução de emissões em 2020 e tem um destaque com relação à diminuição da área florestal por desmatamento.

Você também pode gostar do Podcast Mais ar frio intenso para o Brasil em novembro!

Acordo de Paris está distante
A meta do Acordo de Paris, em ter um aumento da temperatura global abaixo de 2°C, ou no melhor cenário de 1,5°C até 2030, está distante.

O relatório da ONU alerta que para essas metas serem alcançadas, o mundo precisa com urgência reduzir os gases de efeito estufa em níveis sem precedentes nos próximos oito anos a fim de frear o desastre climático.

Para isso, as transformações precisam acontecer radicalmente e rapidamente em diversos setores da sociedade como no fornecimento de eletricidade, indústria, transporte, construção e nos sistemas alimentares e financeiro, aponta o relatório.

Uma grande transformação precisa ocorrer no uso de tecnologia de carbono zero e mudanças de comportamento, também na proteção dos ecossistemas e uso de energia renovável, entre outras reformas, concluí o relatório da ONU.

Algumas questões práticas de como realizar parte dessa transformação nos setores-chave e os investimentos necessários também foram abordadas no relatório de 2022.

COP27
A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP27) será realizada entre os dias 6 e 22 de novembro, no Egito e deve reunir chefes de Estados e representantes de 197 países.

Acesse também:

Cientistas acham microplástico pela primeira vez em bolas de granizo na Eslovênia



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024