Sexta-feira, 20 jan 2023 - 10h55
Por Maria Clara Machado
O satélite Landsat8, da NASA, capturou imagens curiosas na região da Ilha de Iwo Jima, no sudeste do Japão, divulgadas esta semana. Um rastro de fumaça azul esverdeada apareceu no fundo do oceano pacífico indicando uma atividade vulcânica submarina.
Imagem de satélite da Nasa mostra atividade do vulcão submarino Kaitoku no sudeste do Japão. Crédito: NASA/Earth observatory O monte submarino Kaitoku que fica a cerca de 100 metros abaixo da superfície do mar possui três picos vulcânicos e um deles está ativo. Desde agosto de 2022 os sinais de atividade vêm aparecendo em imagens de satélite, que foram confirmadas pela Guarda Costeira do Japão. A atividade vulcânica submarina do Kaitoku continuou sendo observada nos últimos meses até o começo de 2023, quando o satélite da NASA fez novas imagens belíssimas. Em 3 de janeiro, foi possível ver plumas de água descolorida se espalhando na direção oeste, em contraste com o fundo do oceano mais escuro e que saiam da abertura do monte Kaitoku. Imagem de satélite revela um rastro de plumas saindo do Monte Kaitoku abaixo da superfície do mar em 3 de janeiro. Crédito: NASA/Earth observatory A imagem mais ampla revela também um redemoinho de água descolorida ao oeste da abertura do vulcão. Os pesquisadores realizam estudos em outros vulcões submarinos na mesma região e sugerem que a área descolorida possa ser ácida e superaquecida com material particulado, fragmentos de rocha vulcânica e enxofre.
O Monte Kaitoku fica ao norte da Ilha Iwo Jima no Japão e sua última erupção foi registrada em 1986. Crédito: Google Maps Estima-se que a terra tenha até 25 milhões de montanhas submarinas criadas em pela atividade vulcânica, embora a grande maioria seja inativa. Entretanto, levando em conta a atividade vulcânica total do planeta, os geólogos estimam que até 80% das erupções ocorra nos oceanos. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024