Siga-nos
Segunda-feira, 7 nov 2022 - 10h12
Por Maria Clara Machado

O que sobrou do iceberg A-76 é enorme e está flutuando na Passagem de Drake

Imagens capturadas por satélites da NASA revelaram um enorme pedaço de gelo flutuando na Passagem de Drake, próximo à Península da Antártida. O A-76A é o maior pedaço restante do iceberg originário A-76, que chegou a ser o maior do planeta em maio de 2021.

Imagem capturada pelo satélite Terra, da Nasa, revelou recentemente o enorme iceberg A-76A flutuando na Passagem de Drake. Crédito: NASA
Imagem capturada pelo satélite Terra, da Nasa, revelou recentemente o enorme iceberg A-76A flutuando na Passagem de Drake. Crédito: NASA

Uma imagem em cores naturais foi adquirida pelo satélite Terra, da NASA, em 31 de outubro e mostra o iceberg A-76A cerca de 2 mil quilômetros da Passagem de Drake, região temida de águas turbulentas, entre o sul da América do Sul e o grupo de ilhas Shetland do Sul, incluindo a Ilha Elefante, na Antártida.

O iceberg mãe A-76 se partiu da plataforma de gelo Filchner-Ronne, às margens do Mar de Weddell, na Antártida em maio de 2021 e com 4320 quilômetros quadrados ganhou o status de maior iceberg do mundo na época.

Ficando à deriva, o título de maior iceberg foi perdido em um mês, quando então, o A-76 se partiu em três pedaços menores, sendo o maior deles o A-76A.

Dias contados
O surpreendente é que o A-76A conseguiu manter as dimensões por mais de um ano, mesmo após uma longa jornada pelo Mar de Weddell até a ponta da Península Antártida.

Segundo o Centro Nacional de Gelo dos Estados Unidos (USNIC), os 135 quilômetros de comprimento e os 26 quilômetros de largura, aproximadamente duas vezes o tamanho da cidade de São Paulo, permaneciam inalterados em outubro de 2022, mantendo o mesmo tamanho observado em junho de 2021 pelos satélites.

O iceberg está agora a 500 quilômetros ao norte da sua posição três meses atrás e segue a rota pela Passagem de Drake.

Localização do iceberg A-76A, depois de ter se rompido do A-76, no Mar de Weddell, há cerca de um ano e quatro meses. Crédito: NASA
Localização do iceberg A-76A, depois de ter se rompido do A-76, no Mar de Weddell, há cerca de um ano e quatro meses. Crédito: NASA

Especialistas explicam que a partir deste ponto, são comuns os icebergs se deslocarem para o norte, em direção ao Equador e acabam derretendo rapidamente ao encontrarem águas mais quentes da região.

Portanto, não se sabe ao certo quanto tempo ainda o A-76A vai durar e muito provavelmente deve se partir, perdendo grande massa de gelo à medida que continua sua jornada.

Pesquise um assunto no Painel Global na página de notícias!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024