Siga-nos
Terça-feira, 22 ago 2023 - 15h56
Por Maria Clara Machado

Onda de calor Nero ferve a Europa e faz mais vítimas em incêndios florestais

Outra onda de calor preocupante, chamada de Nero pelos italianos, está provocando temperaturas extremas em muitas áreas do sul da Europa esta semana. A Itália e a França estão em alerta vermelho para o calor extremo. Os incêndios florestais também voltaram a se alastrar, especialmente na Grécia, na Espanha e na Albânia, deixando vítimas fatais.

Incêndios florestais se alastram pela região de Evros, na Grécia há quatro dias. Crédito: reprodução via twitter/e-evros.gr
Incêndios florestais se alastram pela região de Evros, na Grécia há quatro dias. Crédito: reprodução via twitter/e-evros.gr

Onda de calor no sul da Europa traz novos recordes para os Alpes Italianos

Itália em alerta vermelho
O governo italiano emitiu alerta vermelho para 16 cidades em todas as áreas do país nesta terça-feira e recomendou que a população permanecesse em casa, incluindo os jovens e pessoas saudáveis, no horário entre 10 horas e 18 horas.

Segundo a meteorologia italiana, um sistema de alta pressão atmosférica vai continuar atuando com força até o sábado e o calor intenso pode ter picos de 38°C em muitas cidades do centro-norte do país, havendo chance das temperaturas chegarem aos 40°C.

Roma e Milão, por exemplo, estão dentro no alerta vermelho para temperaturas de 37°C.

A onda de calor deve se prolongar pelo menos até o fim de semana, quando os temporais poderão retornar, diz o aviso da meteorologia.

A Itália foi um dos países do sul da Europa impactados por outras ondas de calor sequenciais este verão de 2023 e que elevaram muito o risco de incêndio e de mortes.

França com até 42°C
A França é outro país europeu que emitiu alerta vermelho para quatro regiões do sul na tarde de ontem.

Segundo o Météo-France, vão ser vários dias muito quentes, com o pico do calor esperado para esta terça-feira e temperaturas máximas de 40°C à 42°C.

Grande incêndio continua em Tenerife
A Espanha continua com alto risco de incêndios florestais como consequência de pelo menos quatro ondas de calor este verão.

Os bombeiros ainda lutam contra incêndios florestais na ilha turística de Tenerife, nas Canárias. O grande incêndio já queimou 15 mil hectares em 12 cidades e evacuou milhares de pessoas.

Ilha de Tenerife combate pior incêndio em décadas e milhares são evacuados

Nova onda de incêndios na Grécia
Na Grécia, as autoridades informaram que uma nova onda de incêndios florestais matou vinte pessoas desde o começo da semana, quando as temperaturas também subiram mais. A maioria possivelmente imigrantes ilegais, que estavam na cidade de Alexandrópolis, na fronteira com a Turquia.

Fumaça cobre o céu de áreas do nordeste da Grécia, que enfrenta mais uma onda de incêndios florestais. Crédito: reprodução via twitter @mariaaxxairam
Fumaça cobre o céu de áreas do nordeste da Grécia, que enfrenta mais uma onda de incêndios florestais. Crédito: reprodução via twitter @mariaaxxairam

Em meados de julho, graves incêndios, que se alastraram pela ilha grega de Rodes, provocaram a evacuação de 20 mil pessoas, a maior da história do país e destruíram quase 18 mil hectares de vegetação.

Segundo os bombeiros, atualmente são 60 novos focos de incêndios ardendo na região de Alexandrópolis, no norte, também ao noroeste de Atenas e nas ilhas de Eubeia e Citnos, no Mar Egeu.

Mudanças Climáticas
Cientistas do mundo todo estão observando e os estudos concluem que as ondas de calor estão se tornando mais frequentes e duradouras, e que os eventos extremos têm relação direta com as mudanças climáticas.

Imagem de satélite mostra os rastos de fumaça dos incêndios na Grécia dia 22 de agosto. Crédito: Sentinel3/Copernicus
Imagem de satélite mostra os rastos de fumaça dos incêndios na Grécia dia 22 de agosto. Crédito: Sentinel3/Copernicus

Nero é a terceira onda de calor da Itália neste verão de 2023. Em julho, a onda de calor na Itália causou cortes generalizados de energia elétrica e fez vítimas fatais.

Outra consequência direta do calor escaldante são os incêndios florestais, que são abastecidos constantemente pelo tempo quente, a vegetação seca e outras condições meteorológicas extremas.

O Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC) já alertou que ondas de calor naturais, sem a influência humana, que ocorreria uma vez por década, agora pode acontecer quatro vezes mais, com a alta concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera.

Ouça também o Podcast Como os incêndios ficaram tão fora de controle no Havaí



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024