Terça-feira, 22 ago 2023 - 15h56
Por Maria Clara Machado
Outra onda de calor preocupante, chamada de Nero pelos italianos, está provocando temperaturas extremas em muitas áreas do sul da Europa esta semana. A Itália e a França estão em alerta vermelho para o calor extremo. Os incêndios florestais também voltaram a se alastrar, especialmente na Grécia, na Espanha e na Albânia, deixando vítimas fatais.
Incêndios florestais se alastram pela região de Evros, na Grécia há quatro dias. Crédito: reprodução via twitter/e-evros.gr
Segundo a meteorologia italiana, um sistema de alta pressão atmosférica vai continuar atuando com força até o sábado e o calor intenso pode ter picos de 38°C em muitas cidades do centro-norte do país, havendo chance das temperaturas chegarem aos 40°C. Roma e Milão, por exemplo, estão dentro no alerta vermelho para temperaturas de 37°C. A onda de calor deve se prolongar pelo menos até o fim de semana, quando os temporais poderão retornar, diz o aviso da meteorologia. A Itália foi um dos países do sul da Europa impactados por outras ondas de calor sequenciais este verão de 2023 e que elevaram muito o risco de incêndio e de mortes.
Segundo o Météo-France, vão ser vários dias muito quentes, com o pico do calor esperado para esta terça-feira e temperaturas máximas de 40°C à 42°C.
Os bombeiros ainda lutam contra incêndios florestais na ilha turística de Tenerife, nas Canárias. O grande incêndio já queimou 15 mil hectares em 12 cidades e evacuou milhares de pessoas.
Fumaça cobre o céu de áreas do nordeste da Grécia, que enfrenta mais uma onda de incêndios florestais. Crédito: reprodução via twitter @mariaaxxairam Em meados de julho, graves incêndios, que se alastraram pela ilha grega de Rodes, provocaram a evacuação de 20 mil pessoas, a maior da história do país e destruíram quase 18 mil hectares de vegetação. Segundo os bombeiros, atualmente são 60 novos focos de incêndios ardendo na região de Alexandrópolis, no norte, também ao noroeste de Atenas e nas ilhas de Eubeia e Citnos, no Mar Egeu.
Imagem de satélite mostra os rastos de fumaça dos incêndios na Grécia dia 22 de agosto. Crédito: Sentinel3/Copernicus Nero é a terceira onda de calor da Itália neste verão de 2023. Em julho, a onda de calor na Itália causou cortes generalizados de energia elétrica e fez vítimas fatais. Outra consequência direta do calor escaldante são os incêndios florestais, que são abastecidos constantemente pelo tempo quente, a vegetação seca e outras condições meteorológicas extremas. O Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC) já alertou que ondas de calor naturais, sem a influência humana, que ocorreria uma vez por década, agora pode acontecer quatro vezes mais, com a alta concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024