Siga-nos
Segunda-feira, 14 ago 2023 - 18h20
Por Maria Clara Machado

Onda de calor faz temperatura ultrapassar os 50°C no Marrocos

O Marrocos, no norte da África, enfrenta mais uma onda de calor escaldante neste verão de 2023, que fez a temperatura disparar provocando um novo recorde histórico muito acima do normal no final da semana.

Imagem ilustrativa de Agadir, no Marrocos, onde a temperatura chegou a 50,4°C. Crédito: <BR>Por Octave.H - Obra do próprio, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5648894<BR>
Imagem ilustrativa de Agadir, no Marrocos, onde a temperatura chegou a 50,4°C. Crédito:
Por Octave.H - Obra do próprio, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5648894

A Direção-Geral de Meteorologia (DMG) registrou o recorde de 50,4°C na cidade costeira de Agadir, localizada no sul de Marrocos, na última sexta-feira, dia 11.

O valor supera o recorde anterior observado em 13 de julho de 49,9°C na cidade de Smara, no Saara Ocidental. Julho de 2023, inclusive, fechou como o quarto julho mais quente no Marrocos desde 1961.

As temperaturas estão muito acima do normal em várias partes do país, chegando a 13 graus acima da média, segundo comunicado da meteorologia local.

A onda de calor está acontecendo devido à entrada de ar seco e quente vindo do sul e causou incêndios florestais, próximo à Tânger na parte norte e à Taza, no noroeste do país nos últimos. Segundo informações de agências internacionais, as chamas destruíram centenas de hectares de vegetação, mas não atingiram moradias.

Tempestade de areia varreu Agadir e deixou o céu laranja dia 10 de agosto. Crédito: reprodução redes sociais
Tempestade de areia varreu Agadir e deixou o céu laranja dia 10 de agosto. Crédito: reprodução redes sociais

Um dia antes, uma intensa tempestade de areia varreu e cobriu o céu de laranja as cidades de Marrakesh e Agadir, quando os termômetros marcavam 47°C. A visibilidade comprometida com tanta poeira provocou acidentes de carro, deixou feridos e uma vítima fatal.

Acesse também:

Julho de 2023 é confirmado como o mês mais quente já registrado na história



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024