Siga-nos
Quinta-feira, 21 set 2023 - 17h25
Por Maria Clara Machado

Onda de calor na Austrália traz temor com o aumento dos incêndios florestais

Uma onda de calor avançou sobre partes do interior, sudeste e sul da Austrália neste final de inverno, fazendo as temperaturas dispararem para os padrões de setembro. A situação se agrava ainda mais em Nova Gales do Sul, onde bombeiros enfrentaram pelo menos 60 focos de incêndios florestais.

Incêndios florestais voltaram a se espalhar no leste de Nova Gales do Sul em meio a uma intensa onda de calor na Austrália. Crédito: Divulgação Rural Fire Service @NSWRFS
Incêndios florestais voltaram a se espalhar no leste de Nova Gales do Sul em meio a uma intensa onda de calor na Austrália. Crédito: Divulgação Rural Fire Service @NSWRFS

As autoridades declararam situação de emergência, após o grande aumento das temperaturas esta semana.

Cidades da costa leste já estão registrando temperaturas recordes com máximas se aproximando ou chegando aos 35°C e condições perigosas para novos incêndios florestais.

O Bureau de Meteorologia da Austrália (BOM) prevê que as temperaturas poderão ficar até 16 graus acima da média de setembro e novos recordes de calor poderão ser quebrados no início da primavera.

Além de Nova Gales do Sul, o estado de Victoria também está sendo afetado, incluindo grandes cidades como Sydney e Melbourne.

Em Sydney, a fumaça pairou no céu por vários dias e mais de vinte escolas suspenderam as aulas na região. No último domingo, quando aconteceu a Maratona de Sydney, mais de 60 competidores precisaram ser tratados ou levados ao hospital pelos serviços de emergência.

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

Onda de calor reacende temor dos graves incêndios
Mais de 600 homens do corpo de bombeiros tentam apagar 62 focos de incêndio impulsionados pelo calor e por rajadas de vento no estado de Nova Gales do Sul (NSW), de acordo com o Serviço de Bombeiros Rural do estado.

Mapa mostra a concentração de focos de incêndio no leste de Nova Gales do Sul registrados dia 21 de setembro. Crédito: NSW Rural Fire Service/GoogleMaps
Mapa mostra a concentração de focos de incêndio no leste de Nova Gales do Sul registrados dia 21 de setembro. Crédito: NSW Rural Fire Service/GoogleMaps

O calor excessivo dificultou o trabalho dos bombeiros nos últimos dias, embora a situação esteja mais controlada nesta quinta-feira, dia 21, com todos os focos de incêndio no status amarelo de alerta.

Muita fumaça se espalha no foco de incêndio registrado ao oeste da Rodovia  Monaro, em Nova Gales do Sul, no dia 19 de setembro. Crédito: Divulgação via twitter @NSWRFS
Muita fumaça se espalha no foco de incêndio registrado ao oeste da Rodovia Monaro, em Nova Gales do Sul, no dia 19 de setembro. Crédito: Divulgação via twitter @NSWRFS

O aumento no risco de fogo nas matas traz na memória a pior temporada de incêndios florestais, sem precedentes, que arrasou a Austrália no fim de 2019 e início de 2020, quando matou mais 1 bilhão de animais, incluindo um terço da população de coalas, e mais 33 pessoas.

A presença do fenômeno El Niño no segundo semestre também vai contribuir para uma primavera e verão mais quentes e secos na Austrália e as autoridades já alertam para o aumento no risco de incêndios florestais na próxima temporada.

As autoridades declararam que o risco de incêndio atual é o mais elevado desde a situação dramática vivida em 2019. Atividades como queimadas, churrasco, soldagem, estão proibidas no momento a fim de evitar qualquer foco de fogo acidental.

Acesse também:

Brasil enfrenta intensa onda de calor dias antes do início da Primavera



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024