Siga-nos
Sexta-feira, 5 jan 2024 - 11h19
Por Maria Clara Machado

Onda de frio extremo provoca temperaturas abaixo de -40 graus na Suécia e Finlândia

Uma onda de frio extremo está congelando o norte da Europa neste início de 2024 e fez as temperaturas atingirem a marca de -43,6°C no extremo norte da Suécia, -42,5°C na Finlândia e de -27°C em Moscou, na Rússia, esta semana. Os cenários foram amplamente clicados e compartilhados nas redes sociais!

Nevascas e o frio rigoroso marcam a semana no extremo norte da Suécia e Noruega. Crédito: divulgação via X (twitter) @WeatherRadar UK
Nevascas e o frio rigoroso marcam a semana no extremo norte da Suécia e Noruega. Crédito: divulgação via X (twitter) @WeatherRadar_UK

O frio intenso foi o maior registrado em janeiro na Suécia em 25 anos e na Rússia em 74 anos de medições, segundo os centros de meteorologia dos países.

Além da marca de 43 graus negativos, várias estações no extremo norte da Suécia também tiveram temperaturas abaixo de -40°C no dia 4 de janeiro.

O registro só perde para os anos de 1999 e 1951, quando os termômetros atingiram a marca inédita de -49°C na Suécia, segundo os dados da agência meteorológica nacional SMHI.

Enorme bloco de gelo fica sobre um carro na Suécia. Crédito: divulgação via X (twitter) @WeatherRadar UK
Enorme bloco de gelo fica sobre um carro na Suécia. Crédito: divulgação via X (twitter) @WeatherRadar_UK

A vizinha Finlândia também enfrenta o frio rigoroso dessa nova onda. Ontem, a mínima caiu para -42,5°C no aeroporto de Enontekio, no extremo norte do país. Esta foi a temperatura mais baixa em janeiro já vista em 17 anos, pelo serviço meteorológico finlandês.

As nevascas assolaram regiões de ambos os países nos últimos dias e centenas de pessoas ficaram presas em veículos atolados na neve.

Estocolmo, na Suécia, dia 5 de janeiro. Crédito: divulgação via X (twitter) @Eriksu1
Estocolmo, na Suécia, dia 5 de janeiro. Crédito: divulgação via X (twitter) @Eriksu1

Aurora observada em Rovaniemi, na Finlândia, em 3 de janeiro. Crédito: divulgação via X (twitter) @Eriksu1
Aurora observada em Rovaniemi, na Finlândia, em 3 de janeiro. Crédito: divulgação via X (twitter) @Eriksu1

Rovaniemi, Finlândia, dia 4 de janeiro. Crédito: divulgação via X (twitter) @Cathallee
Rovaniemi, Finlândia, dia 4 de janeiro. Crédito: divulgação via X (twitter) @Cathallee


Inverno antecipado
As primeiras grandes nevascas de inverno começaram a atingir o norte e o leste da Europa já no final de novembro, antecipando a estação.

Dezembro foi marcado por nevascas e novas ondas de frio em decorrência de uma intensa massa polar vinda do Ártico, que trouxe temperaturas recordes para algumas partes ao norte do globo.

O mau tempo causou muitos transtornos em diversos países europeus como Noruega, Finlândia, Suécia, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Suíça, além da Republica Tcheca, interrompendo serviços de transporte, voos, gerando alertas de avalanches e bloqueios de estradas pela alta quantidade de neve acumulada.

Paisagem coberta por nevasca na Suécia essa semana, onde as temperaturas atingiram -43,6 graus. Crédito: divulgação via X (twitter) @A Hedblom
Paisagem coberta por nevasca na Suécia essa semana, onde as temperaturas atingiram -43,6 graus. Crédito: divulgação via X (twitter) @A_Hedblom

Acesse também:

Saiba o que a massa de ar frio recorde do Ártico fez na China



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024