Siga-nos
Segunda-feira, 24 abr 2023 - 11h29
Por Maria Clara Machado

Ondulações de tsunami são registradas nas Ilhas Kermadec após intenso sismo

Um poderoso abalo sísmico de magnitude 7.1 foi registrado nas Ilhas Kermadec, região da Nova Zelândia, nesta segunda-feira, dia 24, disparando alerta de tsunami. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) chegou a reportar pequenas ondulações uma hora após o evento.

Mapa mostra a localização do intenso sismo de magnitude 7.1 ocorrido nas Ilhas Kermadec, região da Nova Zelândia, dia 24. Crédito: USGS
Mapa mostra a localização do intenso sismo de magnitude 7.1 ocorrido nas Ilhas Kermadec, região da Nova Zelândia, dia 24. Crédito: USGS

O terremoto ocorreu às 00:42 UTC, manhã desta segunda-feira, hora local, com uma profundidade estimada em 49 quilômetros pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O PTWC emitiu alerta de tsunami para um raio de 300 quilômetros do epicentro no Pacífico, poucos minutos depois do forte abalo.

Apesar da grande intensidade do sismo, a profundidade em que o evento ocorreu acabou favorecendo a dissipação da energia antes de chegar à superfície e somente pequenas ondulações de um tsunami foram registradas.

O PTWC informou no boletim final às 01:40 UTC, que algumas pequenas flutuações de tsunami ocorreram em Boat Cove e em Fishing Rock, na ilha Raoul, inferiores a 30 cm, observadas por medidores.

Nenhuma outra ocorrência foi reportada e a ameaça de tsunami do terremoto foi retirada ainda pela manhã.

Acompanhe em tempo real todos os sismos registrados ao redor do globo aqui!

Novidade: Agora você tem mais um jeito de nos seguir! Procure no Instagram por @painelglobaloficial



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024