Siga-nos
Segunda-feira, 4 set 2023 - 16h19
Por Maria Clara Machado

Passo Fundo e a metade norte do RS têm chuva muito acima do normal e vítimas

O município de Passo Fundo está entre os mais castigados pela chuva volumosa, que atinge com gravidade toda a metade norte do Rio Grande do Sul. A quantidade de chuva passou de 300 milímetros em dois dias e há a confirmação de pelo menos quatro vítimas fatais, pela Defesa Civil. A formação de um novo ciclone trouxe o tempo severo e ainda há alertas.

Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, acumulou cerca de 300 mm de chuva em dois dias. Crédito: Divulgação CBMRS/ Instagram @cbmrs.7bbm
Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, acumulou cerca de 300 mm de chuva em dois dias. Crédito: Divulgação CBMRS/ Instagram @cbmrs.7bbm

Você também pode se interessar pelo Podcast Os ciclones estão ficando mais comuns no Rio Grande do Sul?

Novo ciclone e chuva de 300 mm
Uma área de baixa pressão atmosférica se intensificou, reforçada por outras condições meteorológicas e gerou as nuvens muito pesadas, que despejaram volumes altos de chuva nas últimas 48 horas, acompanhados por intensa atividade de descargas elétricas.

Segundo dados das estações meteorológicas do INMET e do CEMADEN, a chuva extrema atingiu acumulados de 150 mm a 250 mm no noroeste e norte gaúcho e volumes de 200 mm a 300 mm no planalto médio até a tarde desta segunda-feira, dia 4. O centro do estado do Rio Grande do Sul teve acumulados de chuva acima de 100 mm.

Passo Fundo, é um dos municípios que mais teve chuva, com o volume superando os 300 milímetros em dois dias, em levantamento feito pela METSUL. A média histórica do mês de setembro é de 165 mm.

O Corpo de Bombeiros passou toda a manhã de hoje resgatando moradores que ficaram ilhados em graves alagamentos e inundações em Passo Fundo.

Homens do Corpo de Bombeiros Militar do RS realizam salvamento de pessoas ilhadas em Passo Fundo. Crédito:  Divulgação CBMRS/ Instagram @cbmrs.7bbm
Homens do Corpo de Bombeiros Militar do RS realizam salvamento de pessoas ilhadas em Passo Fundo. Crédito: Divulgação CBMRS/ Instagram @cbmrs.7bbm

As informações da rádio local Uirapuru confirmaram a morte de um morador, vítima de um raio durante o temporal de domingo, no bairro Entre Rios, em Passo Fundo.

Outra vítima estava em um veículo arrastado pela correnteza do Rio Piraçuce, que transbordou com a chuva forte em Mato Castelhano.

Mais duas mortes ocorreram em Ibiraiaras também quando um veículo foi levado pela correnteza, segundo informações da Defesa Civil do estado.

Bombeiros trabalham na remoção de árvore que caiu durante o forte temporal em Carazinho. Crédito: CBMRS/ Instagram @cbmrs.7bbm
Bombeiros trabalham na remoção de árvore que caiu durante o forte temporal em Carazinho. Crédito: CBMRS/ Instagram @cbmrs.7bbm

O ciclone formado por completo nesta segunda-feira, ainda deixa o Rio Grande do Sul, o interior de Santa Catarina e do Paraná em alerta, com risco de mais temporais, fortes rajadas de vento e granizo, avisam os institutos de meteorologia e a Defesa Civil.

O sul de Mato Grosso do Sul, os estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais também poderão ser atingidos por temporais durante hoje e amanhã.

Acesse também:

Super tufão Saola é um dos mais fortes a atingir a China em setenta anos



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024