Sábado, 6 jul 2019 - 07h01
Por Rogério de Souza leite
Poderoso terremoto de 7.1 atinge a Califórnia neste sábado
Um intenso terremoto de 7.1 magnitudes atingiu novamente a região de Ridgecrest, na Califórnia, a mesma região que sofreu um forte abalo há três dias. A região está sendo atingida por um enxame sísmico contínuo que já conta com mais de quatrocentas réplicas em 72 horas.
![]() Teremoto na Califórnia. Estrada Estadual 178 precisou ser fechada na localidade de Kern County devido a deslizamentos. Crédito: Reprodução CNN. O novo evento ocorreu às 03h19 UTC (00h19 BRT) e foi localizado a 17 km de profundidade, sob as coordenadas 35.76N e 117.6W, a 17 km do nordeste da localidade de Ridgecrest. O terremoto deste sábado é o mais forte a atingir a região nos últimos 40 anos e é cinco vezes mais forte que o tremor de 6.4 que atingiu a mesma região em 4 de julho. De acordo com notícias locais, o terremoto deixou muitos feridos em Ridgecrest, além de ter provocado incêndios e danificado grandes estruturas no sul da Califórnia. Diversos incêndios ainda estão sendo debelados.
O tremor mais significativo desde 1979 ocorreu na Califórnia, a 10 km de Yucca Valley no dia 28/06/1992, a cerca de 203 km de distância do evento atual e atingiu 7.3 magnitudes. ![]() Sismicidade 700 km ao redor RidgeCrest, na Califórnia.
Naquela região, a placa tectônica do Pacífico se move lentamente no sentido noroeste em relação à placa da América do Norte, a uma taxa de aproximadamente meio centímetro por ano. Diferentemente de outros limites de placas, onde um terremoto de grande magnitude é causado pelo afundamento de uma placa abaixo de outra, os eventos ao longo da falha de San Andreas são causados pela movimentação longitudinal entre as feições. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2022