Siga-nos
Quinta-feira, 1 fev 2024 - 15h53
Por Maria Clara Machado

Poeira do Saara poderá levar chuva de sangue para o Reino Unido

Uma grande nuvem de poeira do Saara, que atingiu primeiramente as regiões de Cabo Verde e as Canárias, na costa oeste da África, segue para o Reino Unido, e pode resultar no fenômeno chuva de sangue ou “blood rain” nos próximos dias. O termo popular é conhecido na meteorologia e pode acontecer em maior ou menor intensidade em partes da Europa algumas vezes por ano.

Poeira do Saara encobre céu do arquipélago de Cabo Verde no dia 25 de janeiro. Crédito: NASA Earth Observatory
Poeira do Saara encobre céu do arquipélago de Cabo Verde no dia 25 de janeiro. Crédito: NASA Earth Observatory

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

As grandes nuvens de poeira do Saara podem aparecer em qualquer época do ano, mas durante o inverno e a primavera no Hemisfério Norte, tendem a permanecer em altitudes mais baixas e podem migrar para a Europa.

Já durante o verão até o início do outono, a camada é transportada em altas altitudes em direção ao oeste e muitas vezes atravessa o Atlântico, podendo reduzir, inclusive, a chance de formação de tempestades e furacões quando alcança o Caribe.

Quando a poeira do Saara chega com concentrações relativamente altas no território europeu, as partículas vermelhas se misturam às nuvens de chuva, dando uma aparência avermelhada às gotas de água que caem do céu.

O evento não é tão raro assim, já que a nuvem de poeira do Saara se desloca em direção ao Reino Unido diversas vezes por ano. Depois da chuva, é possível perceber as partículas de areia que ficam sobre as casas e carros.

O efeito é mais comum em países como a Espanha e o sul da França por estarem geograficamente mais próximos do norte da África e do deserto do Saara.

O caminho da poeira até o Reino Unido
Imagens do satélite NOAA-20 capturaram o caminho da grande nuvem de poeira do deserto do Saara entre os dias 24 e 28 de janeiro. A poeira do Saara, no norte da África, foi levada pelo vento em direção ao oceano Atlântico, seguindo depois para a Europa.

Imagem de satélite mostra uma grande nuvem de poeira do Saara avançando em direção à Cabo Verde e às Canárias em 26 de janeiro. Crédito: NOAA/NASA
Imagem de satélite mostra uma grande nuvem de poeira do Saara avançando em direção à Cabo Verde e às Canárias em 26 de janeiro. Crédito: NOAA/NASA

Durante o percurso, uma enorme e densa neblina se formou por conta das partículas suspensas, sobre o arquipélago de Cabo Verde e as Ilhas Canárias, na costa oeste da África, prejudicando bastante a qualidade do ar, como revelou a imagem de satélite do dia 25 de janeiro.

Meteorologistas explicam que a topografia das ilhas influencia no fluxo de ar, produzindo padrões de vento rodopiantes, dificultando a dispersão da poeira.

As autoridades das Ilhas Canárias, inclusive, alertaram os moradores para a chegada da poeira, conhecida localmente como “La Calima”, que poderia reduzir a visibilidade e comprometer a qualidade do ar.

O pico foi observado em 26 de janeiro, quando na sequência, fortes ventos de sul redirecionaram a poeira em direção à Europa e parte da nuvem conseguiu chegar ao Reino Unido no dia 29 de janeiro.

O Escritório de Meteorologia (Met Office) emitiu aviso essa semana de que a poeira do Saara está sendo atraída para o norte do Reino Unido, após recentes tempestades de areia na África. Além da chuva vermelha, a poeira na atmosfera também poderá resultar em belos pores do sol coloridos em algumas partes do Reino Unido.

É possível que o Reino Unido tenha chuva misturada com poeira, porém não necessariamente completamente vermelha. O que poderá ser encontrado é uma fina película de poeira no carro ou nas janelas depois da água evaporar.

Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024