Siga-nos
Quarta-feira, 7 set 2022 - 11h29
Por Maria Clara Machado

Resgates são dramáticos em passagem do tufão Hinnamnor pela Coreia do Sul

O tufão mais poderoso do ano chegou ao sul da Coreia do Sul provocando chuvas torrenciais e inundações que resultaram em pelo menos dez vítimas fatais até agora, segundo balanço atualizado das autoridades. Hinnamnor alcançou a categoria 5, a mais alta na escala de ventos de um tufão ou furacão, antes de chegar à Coreia do Sul.

Super tufão Hinnamnor atingiu categoria 5 no dia 30 de agosto. Crédito: NOAA
Super tufão Hinnamnor atingiu categoria 5 no dia 30 de agosto. Crédito: NOAA

O resgate foi dramático em um estacionamento subterrâneo num complexo de moradias na cidade portuária Pohang, no sudeste do país. Sete pessoas foram surpreendidas pelo aumento rápido das águas, enquanto tentavam tiraram os veículos do estacionamento, de acordo com os relatos do Ministério do Interior e da Segurança.

Também houve registro de vítimas em deslizamentos e quase três mil pessoas precisaram ser deslocadas principalmente do sul do país.

Os cortes de energia elétrica atingiram mais de 66 mil residências, voos foram cancelados, assim como escolas e empresas comerciais fechadas. Algumas empresas chegaram a ter partes das fábricas submersas.

As autoridades sul-coreanas mantêm o estado de atenção durante esta quarta-feira, dia 7, até que os resquícios da tempestade Hinnamnor se dissipem por completo.

Poderoso Hinnamnor
O tufão Hinnamnor, o mais forte de 2022 até agora, começou a ganhar força ao largo da costa leste de Taiwan, no Pacífico, no final da semana passada. As rajadas de vento passaram dos 240 km/h e atingiram por alguns momentos os 260 km/h, elevando o poderoso tufão para a categoria 5, na escala de ventos Saffir-Smpson, no dia 30 de agosto.

Imagem do super tufão Hinnamnor capturada por astronautas da Estação Espacial Internacional no dia primeiro de setembro. Crédito: NASA
Imagem do super tufão Hinnamnor capturada por astronautas da Estação Espacial Internacional no dia primeiro de setembro. Crédito: NASA

Hinnamnor seguiu uma trajetória rumo ao norte, em direção ao sul e oeste do Japão e ao sul da Coreia do Sul nos primeiros dias de setembro, e por fim tocou o solo já menos intenso, com categoria 2, na manhã da terça-feira, dia 6.

As rajadas de vento estavam acima de 154 km/h, quando atingiu diretamente as cidades industriais de Pohang, Gyeongju e Ulsan, no sudeste da Coreia do Sul.

Meteorologistas explicaram que a temperatura da superfície do mar acima da média na região permitiu que o tufão Hinnamnor se sustentasse por nove dias.

Hinnamnor é o quarto tufão da temporada de 2022 de um total de 13 tempestades que evoluíram no Pacífico ocidental. As tormentas podem se formar ao longo de todo ano na região, porém são mais comuns entre os meses de maio e outubro.

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Acesse também:

Furacões voltam a se formar no Atlântico após três meses de inatividade

Poeira do Saara pode estar inibindo os furacões do Atlântico nesta temporada



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024