Sexta-feira, 13 out 2023 - 09h48
Por Maria Clara Machado
As fortes chuvas continuam sem trégua em Santa Catarina e o nível do rio Itajaí-Açu subiu mais, passando dos 11 metros no município de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Assim como em Taió, o volume das águas vem subindo desde a semana passada e a situação ficou crítica em ambos os municípios, os mais castigados pelas atuais enchentes no estado.
Cheia do rio Itajaí-Açu deixa o município de Rio do Sul debaixo d'água. Crédito: Marco Favero/SECOM/Fotos Públicas O nível do rio Itajaí-Açu chegou ao pico de 11,18 metros na quarta-feira e estava em 10,76 metros na última medição das 23h30 da quinta-feira, dia 12. Segundo a prefeitura, a marca não era atingida desde 2011 na maior cidade do Alto Vale do Itajaí. Em quase a metade de Rio do Sul, as águas atingiram a altura dos telhados das casas, invadiram ruas, cobriram pontes e bloquearam estradas e o corpo de bombeiros resgata as famílias com a ajuda de botes há vários dias. De acordo com a Defesa Civil, 1317 pessoas estão desabrigadas em 23 abrigos da cidade no momento. Bombeiros resgatam famílias ilhadas em Rio do Sul esta semana. Crédito: CBM de Rio do Sul Rio do Sul, Vale do Itajaí, enfrenta a pior enchente em 12 anos. Crédito: Marco Favero/SECOM/Fotos Públicas Ruas são completamente inundadas pelas águas do rio Itajaí-Açu. Crédito: Marco Favero/SECOM/Fotos Públicas As duas barragens operantes do Vale do Itajaí, a barragem oeste em Taió e a barragem sul em Ituporanga, estão acima da capacidade há cerca de uma semana. Das sete comportas em Taió, cinco chegaram a ser abertas na quarta-feira para diminuir o nível do reservatório, mas depois foram novamente fechadas. A pequena cidade de Taió com 19 mil habitantes enfrenta inundações críticas desde o aumento das chuvas na semana passada. Centenas de pessoas precisaram, inclusive, ser retiradas da cidade para a região vizinha de Pouso Redondo. Também a barragem de Ituporanga está acima do limite e têm as cinco comportas fechadas.
O nível do rio em Blumenau estava em 10,61 metros na noite desta quinta-feira, superando o evento da enchente de 2013. Choveu 140 mm entre os dias 11 e 12 na cidade, de acordo com a Defesa Civil. Em pelo menos outras vinte localidades do Vale do Itajaí, como em Taió, Timbó, Indaial, José Boiteux, os acumulados de chuva somaram mais 115 a 147 mm no mesmo período. Os volumes são extremamente altos diante de toda a chuva que já havia caído durante uma semana no estado.
142 municípios registraram ocorrências relacionadas às chuvas fortes, como alagamentos, deslizamentos e granizo, nos últimos 10 dias. A Defesa Civil mantém o alerta de deslizamento de terra para as regiões de Planalto e todo o Vale do Itajaí até o dia 16 de outubro. Embora a previsão seja de diminuição da chuva nos próximos dias, o solo permanece muito encharcado e há risco de ocorrer movimentação de massa, avisa o órgão. Crédito: Defesa Civil de Santa Catarina |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024