Siga-nos
Sexta-feira, 30 dez 2022 - 16h57
Por Maria Clara Machado

Saiba quais cidades mais registraram sismos no Brasil em 2022

Sete Lagoas, em Minas Gerais e Talismã, no Tocantins se destacaram hás dois dias com novos sismos sentidos por moradores de ambos os municípios. As cidades fazem parte de um total de 268 tremores detectados por estações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo no decorrer de 2022.

Município de Sete Lagoas (MG) teve 20 tremores de terra este ano. O último foi sentido na quarta-feira. Crédito: Imagem ilustrativa/Prefeitura de Sete Lagoas
Município de Sete Lagoas (MG) teve 20 tremores de terra este ano. O último foi sentido na quarta-feira. Crédito: Imagem ilustrativa/Prefeitura de Sete Lagoas

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!

Esta semana
Moradores de sete bairros no município de Sete Lagoas, região central de Minas Gerais, relataram ter sentido um tremor de terra na madrugada da quarta-feira. O sismo teve magnitude 2.9 e foi detectado às 3:42 UTC (0h42 horário de Brasília) do dia 28, pelo Centro de Sismologia da USP. Sete Lagoas está entre as cidades que mais tiveram abalos no Brasil em 2022.

Também moradores dos municípios de Talismã e Alvorada, no sul do Tocantins, sentiram o tremor de 3.4 magnitudes ocorrido na noite da quarta-feira. O abalo durou cerca de 45 segundos e foi acompanhado por um estrondo, mas a Defesa Civil não relatou danos. O Centro de Sismologia da USP detectou o sismo em Talismã às 00:57 UTC do dia 29.

Minas Gerais e Bahia foram os estados que mais tremeram
O total de sismos detectados entre primeiro de janeiro e o dia 30 de dezembro de 2022 é de 268, pelo Centro de Sismologia da USP.

Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, na Região Nordeste, Pará, Tocantins, Rondônia, Amazonas e Acre, na Região Norte, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na Região Centro-Oeste, Minas Gerais e São Paulo, na Região Sudeste, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na Região Sul, compõem a lista dos estados que registraram pelo menos um abalo sísmico este ano.

As cinco cidades e regiões que mais registraram tremores em 2022 foram Divinópolis (MG) com 37 abalos, a zona rural de Monte Azul Paulista (SP) com 21, Sete Lagoas (MG) com 20, Jacobina (BA) com 14 e Uauá (BA) com 9 eventos sísmicos.

O tremor mais intenso aconteceu na fronteira do Brasil com o Peru com magnitude de 6.5 no dia 8 de junho.

Com exceção dos abalos registrados nas áreas de fronteira do Amazonas e do Acre, a faixa de intensidade de grande parte dos sismos ficou entre 1.2 e 3.7 magnitudes no decorrer do ano, segundo dados do Centro.

Em termos comparativos, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS/UnB), registrou 127 sismos também de baixa magnitude no mesmo período.

Terremotos no Brasil
O Brasil é está localizado no centro da placa tectônica sul-americana e, portanto, está livre dos abalos de origem tectônica, que são os mais intensos e temidos. No entanto, todas as placas têm falhas geológicas em seu interior, como rachaduras na crosta terrestre, sendo as principais causas dos tremores de terra registrados no Brasil.

“Quando uma movimentação atípica ocorre próxima a essas fendas, o solo naturalmente procura uma acomodação e estabilização abaixo delas o que gera o tremor”, explica o diretor do Apolo11 Rogério Leite.

Mapa indica as falhas geológicas existentes no Brasil. Crédito: IGC/UFMG
Mapa indica as falhas geológicas existentes no Brasil. Crédito: IGC/UFMG

A grande maioria dos abalos no Brasil tem baixa magnitude e em geral não causam danos significativos ou nem mesmo são sentidos. A Região Nordeste do Brasil e em particular o estado de Minas Gerais, no Sudeste, concentram a maior parte das falhas geológicas do país.

Acompanhe em tempo real todos os sismos registrados ao redor do globo aqui



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024