Quinta-feira, 10 ago 2023 - 16h14
Por Maria Clara Machado
O satélite Sentinel2, do Programa Copernicus da União Europeia, capturou a área de um grande incêndio florestal com as chamas e a fumaça visíveis sobre a região de Odemira, no Distrito de Beja, no sul de Portugal, em 7 de agosto. São vários focos sendo combatidos no país, que continua com risco de elevado à máximo para os incêndios rurais.
Imagem de satélite do dia 7 de agosto mostra o grande incêndio na região de Odemira, sul de Portugal. Crédito: Sentinel-2/Copernicus/ESA
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso para o agravamento do risco de incêndios rurais no fim de semana e a situação de alerta vai permanecer por mais alguns dias.
Morador registra grande nuvem de fumaça chegando à uma rodovia na região de Odemira, em Beja, no sul de Portugal. Crédito: reprodução redes sociais A situação se agravou em razão das condições meteorológicas com o aumentos dos ventos, a baixa umidade e a subida das temperaturas chegando perto de 40°C especialmente no sul de Portugal. A orografia da região também dificultou os trabalhos dos bombeiros, afirmaram as autoridades. Os moradores de Odemira assustados descreveram cenas de horror com o fogo chegando perto das casas e dos animais. Mesmo o maior incêndio estando controlado em Odemira, os homens do corpo de bombeiro continuavam monitorando vários pontos preocupantes. A preocupação é que focos também se espalhem pelo Distrito de Faro, no extremo sul do país.
Risco de incêndios permanece muito elevado para diversas localidades de Portugal nesta sexta-feira, dia 11. Crédito: IPMA |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024