Quinta-feira, 28 jan 2021 - 17h09
Por Maria Clara Machado

Seis tremores de terra são registrados no Ceará em dois dias

Uma sequência de seis tremores de terra foi registrada pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN ) em três localidades do estado do Ceará nos dias 26 e 27. Os abalos sísmicos foram de baixa magnitude, mas chamaram a atenção pela frequência. Nesta quinta-feira, mais dois tremores aconteceram na Região Nordeste.

Imagem ilustrativa de Chorozinho, no norte do Ceará. Município registrou três tremores de terra esta semana. Crédito: Demir Alves/portal férias
Imagem ilustrativa de Chorozinho, no norte do Ceará. Município registrou três tremores de terra esta semana. Crédito: Demir Alves/portal férias

Enxame sísmico
O enxame sísmico atingiu as cidades de Camocim, Chorozinho e Paramoti, no norte do Ceará há dois dias. Primeiramente um tremor de magnitude 2.6 foi detectado à 1h05 (hora local) do dia 26 em Camocim. Outros três tremores ocorreram em Chorozinho com magnitudes 1.6, 1.5, 1.0 respectivamente, entre o final da noite do dia 26 e a madrugada do dia 27. Por fim, mais dois abalos foram registrados em seguida em Paramoti com magnitudes 1.5 e 1.4 no amanhecer do dia 27.

Somente em Paramoti, houve relatos de moradores da Fazenda Oiticica que teriam escutado um estrondo.

As informações de todos os eventos foram repassadas à Defesa Civil de cada município. Os últimos tremores de terra naturais no Ceará tinham sido registrados no dia 15 de janeiro em Quixeramobim e não passaram de 2.6 magnitudes.

Hoje, dia 28, o LabSis/UFRN reportou mais dois tremores de terra. O primeiro aconteceu no município de Pilar, na Bahia, com magnitude 2.4 às 7h17 (hora local) e o segundo na região do município de Traipu, em Alagoas com magnitude 1.7, registrado no começo da tarde às 13h16 (hora local).

Tremores de terra no Brasil
Os eventos sísmicos de baixa magnitude acontecem mais do que se imagina na Região Nordeste e são detectados com frequencia pelas estações sismológicas do LabSis/UFRN, pelo Observatório Sismológico de Brasília e pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo.

Os tremores de terra no Brasil em geral são fracos e quando ocorrem normalmente não oferecem maiores riscos ou provocam danos.

Acesse também:

Tremor de terra moderado foi sentido por moradores em Goiás



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021