Domingo, 26 mar 2023 - 17h23
Por Maria Clara Machado
O estado do Acre e a capital Rio Branco decretaram situação de emergência em razão das fortes chuvas e das cheias, que isolam a região desde o final da semana. O nível do Rio Acre, na capital, subiu mais neste domingo e o número de pessoas afetadas pelas enchentes passa de 30 mil.
Acre e capital Rio Branco estão em situação de emergência por conta das cheias. Crédito: Divulgação Prefeitura de Rio Branco/Val Fernandes/ASSECOM O aumento do nível do Rio Acre, que corta o estado do Acre, incluindo a capital Rio Branco, e dos vários igarapés, provocou graves inundações desde que as tempestades se intensificaram na última quinta-feira, dia 23. O balanço divulgado pela prefeitura de Rio Branco é de 32 mil pessoas afetadas pelas chuvas fortes em 36 bairros e cerca de 2500 estão desabrigados e desalojados. Com os decretos de emergência, se espera acelerar a resposta de socorro pelo governo federal às milhares de famílias atingidas nas zonas urbanas e rurais. Bombeiros trabalham para retirar as famílias das áreas inundadas em Rio Branco. Crédito: Divulgação Prefeitura de Rio Branco/Val Fernades/ASSECOM As escolas da rede estadual estão sendo utilizadas como abrigo para as famílias afetadas pelas inundações e por enquanto, as aulas estão suspensas. As primeiras doações com cestas básicas e colchões começaram a chegar ontem. As enxurradas abriram uma cratera na BR-364, principal ligação do Acre com outros estados e a região foi isolada por terra. O aeroporto internacional do Acre também teve voos suspensos e as operações prejudicadas nos últimos dias. Hoje, a prefeitura de Rio Branco informou que algumas pontes e vias da cidade começaram a ser liberadas para tráfego.
A Defesa Civil informou que o nível do Rio Acre, em Rio Branco, atingiu a marca de 16,60 metros na tarde deste domingo, dia 26, sendo 14 metros o limite para transbordamento. Gráfico mostra a elevação do nível do Rio Acre, em Rio Branco, nos últimos dias. Crédito: Serviço Geológico do Brasil Choveu em Rio Branco o acumulado de 187 milímetros entre a quinta-feira e a sexta-feira, pelas medições da Defesa Civil. Um volume extremamente alto para o período de 24 horas, pois a média para o mês de março é de 270 mm. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mantém o Acre em aviso meteorológico laranja, representando perigo de mais chuva forte neste domingo e nos próximos dias com risco de inundações.
Enchentes em Rio Branco, capital do Acre, já afetam mais de 30 mil pessoas neste mês de março de 2023. Crédito: Divulgação Prefeitura de Rio Branco/Val Fernandes/ASSECOM Mas o Acre também tem chuva que se estende na primavera e no outono, sendo assim, todo o período entre os meses de novembro e abril é considerado a estação chuvosa do estado. Os outros seis meses do ano, de maio a outubro, são chamados de estação seca e é quando a chuva diminui significativamente sendo comum ocorrerem os episódios de friagem no estado. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024