Siga-nos
Quinta-feira, 18 ago 2022 - 09h41
Por Maria Clara Machado

Sul do Brasil tem nova onda de frio continental e chance de neve

Uma nova onda de frio começa a invadir a Região Sul do Brasil a partir desta quinta-feira, dia 18 e vai trazer temperaturas negativas, muita geada e alguma chance de neve. O Brasil já teve neve histórica durante o outono deste ano. O fenômeno que foi registrado em maio é pouco comum no período e só ocorreu três vezes em 61 anos.

Neve em São Joaquim no dia 17 de maio de 2022 durante a primeira forte massa polar do ano. Crédito: Divulgação Instagram São Joaquim Online/Mycchel Legnaghi <BR>
Neve em São Joaquim no dia 17 de maio de 2022 durante a primeira forte massa polar do ano. Crédito: Divulgação Instagram São Joaquim Online/Mycchel Legnaghi

Como vai ser a nova onda de frio
Outra grande massa polar e intensa está chegando ao Sul do Brasil atrás de mais temporais provocados por uma frente fria.

Ventos arrasadores podem ter sido microexplosão ou tornado no Rio Grande do Sul

Segundo a METSUL, o ar polar será continental, ou seja, vai abranger 13 estados do país, alcançando as Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, além do Sul nos próximos dias. Esta é a terceira massa polar intensa continental de 2022. As anteriores atuaram em 17 de maio, quando caiu neve nas áreas serranas do Sul, e em 10 de junho, sem registro de precipitação de neve.

Frio rigoroso pode ser recorde de 2022
Os meteorologistas alertam para o frio extremo no Sul que poderá chegar a -5°C e sensação térmica de -15°C nas áreas mais altas de Santa Catarina já na madrugada desta sexta-feira, dia 19.

As temperaturas tendem a despencar para zero grau ou mais na noite de hoje e no amanhecer de sexta-feira favorecendo a geada em amplas áreas da Região Sul.

Depois, na noite de sexta-feira e no amanhecer do sábado, dias 19 e 20, a potente massa polar vai deixar a noite congelante. Há chance de ocorrer recordes de temperaturas mínimas do ano com valores projetados por modelos meteorológicos de até -8°C ou -9°C no Planalto Sul de Santa Catarina, avisa a METSUL.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu aviso meteorológico de frio intenso entre a quinta-feira e o domingo no estado e com possibilidade de neve.

Chance de flocos de neve
A nova onda de frio é extrema e nesta potencia pode ser a última deste inverno, mas a chance de nevar será pontual e breve desta vez.

A neve em São Joaquim, na serra catarinense, chegou a cobrir os carros no evento de maio de 2022. Crédito: Divulgação São Joaquim online
A neve em São Joaquim, na serra catarinense, chegou a cobrir os carros no evento de maio de 2022. Crédito: Divulgação São Joaquim online

Serão as cidades de maior altitude, entre 1000 e 1500 metros, que poderão ter o fenômeno neste fim de semana, incluindo, por exemplo, São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC) e Bom Jardim da Serra (SC).

Já nas cidades serranas de menor altitude, como as turísticas Gramado e Canela, a chance de nevar é menor, prevê a METSUL. A maior possibilidade é de chuva congelada.

Os modelos meteorológicos atualizaram essa projeção ao longo da semana e por fim, diminuíram a chance da ocorrência de neve no Sul. O fenômeno, se ocorrer, deverá ser observado em poucas cidades, sem grandes quantidades e paisagens brancas, diferentemente do que aconteceu durante a onda de frio de maio de 2022.

Acesse também:

Danos por ciclone são registrados em mais de 50 municípios de Santa Catarina

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024