Siga-nos
Quarta-feira, 31 ago 2022 - 11h18
Por Maria Clara Machado

Super Tufão Hinnamnor atinge categoria 4 e coloca Taiwan em alerta

Taiwan está em alerta para a passagem do super tufão Hinnamnor que está produzindo ventos poderosos de 225 km/h com previsão das rajadas de vento atingirem 240 km/h sobre o Pacífico, o equivalente a força de um furacão categoria 4, na escala Saffir-Simpson.

Imagem de satélite mostra o grande Hinnamnor sobre o Pacífico, ao leste de Taiwan, na manhã do dia 31 de agosto. Crédito: Agência Meteorológica do Japão/Himawari-8/9
Imagem de satélite mostra o grande Hinnamnor sobre o Pacífico, ao leste de Taiwan, na manhã do dia 31 de agosto. Crédito: Agência Meteorológica do Japão/Himawari-8/9

Segundo a meteorologia de Taiwan, o super tufão Hinnamnor deverá levar chuvas fortes e rajadas de vento principalmente para as áreas costeiras do norte e do leste do país entre a noite desta quarta-feira, dia 31 e o domingo, dia 4 de setembro.

A mudança inicial do trajeto fará com que o super tufão não toque diretamente o solo de Taiwan, como era a rota inicial, mas independentemente deixa a ilha em alerta.

O centro de Hinnamnor encontra-se a cerca de mil quilômetros ao leste de Taipei e segue na direção oeste-sudoeste a uma velocidade de 23 km/h, informou o Central Weather Bureau(CWB) nesta manhã.

Um alerta marítimo também será emitido entre a sexta-feira e o domingo quando o super tufão deverá estar mais próximo de Taiwan.

Outra situação inusitada é que mais uma tormenta está se formando sobre as águas da região. A depressão tropical de número 13 poderá se juntar às grandes instabilidades de Hinnamnor. As rajadas de vento deste segundo sistema estão em torno de 55 km/h e poderão atingir até 75 km/h na sexta-feira.

Portanto, os dois fenômenos deverão se integrar e Hinnamnor continuará se movendo influenciado toda a costa leste de Taiwan, alerta a meteorologia local.

O progresso do super tufão está sendo acompanhando atentamente pelos especialistas e as autoridades.

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!

Poderoso Hinnamnor
Imagens de satélite mostram como o super tufão está completo e bem organizado sobre o oceano Pacífico tendo um olho bastante visível. Meteorologistas de Taiwan afirmam que Hinnamnor é o tufão mais poderoso de 2022 até agora.

O Joint Typhoon Warning Center (JTWC) também descreve o super tufão Hinnamnor com linhas de nuvens bem desenvolvidas ao redor de seu olho, a área central que está chegando a 14 quilômetros. A área de atuação está sobre ilhas ao sul do Japão.

Super tufão Hinnamnor, dia 31 de agosto. Crédito: JTWC
Super tufão Hinnamnor, dia 31 de agosto. Crédito: JTWC

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Pesquise um assunto no Painel Global na página de notícias!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024