Quinta-feira, 25 mai 2023 - 10h34
Por Maria Clara Machado
O temido super tufão Mawar, que se intensificou rapidamente sobre as águas do oceano Pacífico, impactou em cheio a pequena ilha Guam com ventos arrasadores e chuvas torrenciais durante a quarta-feira. As Filipinas e Taiwan estão agora na rota da tormenta.
O super tufão Mawar atravessou Guam no dia 24, e foi considerada uma das mais fortes tormentas a impactar a ilha do Pacífico. Crédito: Divulgação via twitter @EarthUncutTV As autoridades avaliam que a tormenta foi a mais forte a impactar o território de domínio dos Estados Unidos em pelo menos 20 anos. Mawar chegou à categoria de super tufão com ventos na ordem de 240 km/h. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia de Guam, o olho do tufão passou ao norte da ilha, enquanto a parede do sistema atingiu diretamente o território. Os ventos são mais intensos justamente na borda da tempestade. Após a chegada de Mawar, o aeroporto local de Guam registrou ventos sustentados de 115 km/h com uma rajada máxima de 168 km/h na noite de ontem. Os ventos interromperam a energia elétrica para grande parte dos moradores. Danos causados na ilha Guam após a passagem do super tufão Mawar. Crédito: Divulgação via twitter @EarthUncutTV Ventos arrasadores derrubaram inúmeras árvores pela ilha Guam. Crédito: Divulgação via twitter @EarthUncutTV Super tufão Mawar teve ventos acima de 240 km/h antes de tocar o solo da ilha Guam. Crédito: Divulgação via twitter @EarthUncutTV O governo de Guam pede para que os habitantes continuem em casa nesta quinta-feira, dia 25, embora tenha declarado que o pior já passou. As rajadas de vento ainda chegam a 80 km/h, principalmente na parte norte da ilha. Uma ordem de evacuação das áreas costeiras baixas foi emitida pelo governo local na terça-feira diante da chegada da grande tormenta. Já o presidente Joe Biden aprovou uma declaração de emergência para a ilha. Apesar da potência de Mawar não há relatos de vítimas fatais até o momento.
De acordo com o Joint Typhoon Warning Center (JTWC), os ventos sustentados do super tufão ainda variam entre 230 e 240 km/h sobre o mar nesta quinta-feira. A intensidade dos ventos é equivalente a um furacão categoria 5 e o fenômeno segue rumo oeste-noroeste em direção ao norte das Filipinas e Taiwan. Trajeto do super tufão Mawar nos próximos dias. Crédito: JTWC Por enquanto, Mawar não ameaça diretamente as regiões e deve chegar mais perto a partir do domingo, dia 28. Ainda assim, as rajadas de vento poderão ficar perto de 150 km/h no começo da próxima semana, segundo as projeções do JTWC.
Imagem de satélite mostra o super tufão Mawar dia 25, após a passagem por Guam, no Pacífico ocidental. Crédito: JTWC/SATOPS A pequena ilha com cerca de 170 mil habitantes, além de instalações militares dos Estados Unidos, já enfrentou apenas oito tempestades desse porte nos últimos 75 anos. O super tufão Pongsona atingiu Guam com ventos de até 278 km/h em 2002. O super tufão Karen também foi devastador e passou pela ilha com ventos sustentados de 276 km/h em 1962. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024