Terça-feira, 23 mai 2023 - 10h40
Por Maria Clara Machado
A pequena ilha Guam, com cerca de 170 mil habitantes, no Pacífico ocidental, é rota do super tufão Mawar nesta terça-feira, dia 23. A tormenta ganhou força sobre mar aberto nas últimas 24 horas e produz ventos sustentados de 243 km/h. Mawar ainda deve alcançar a área das Filipinas nos próximos dias e toda região segue em alerta.
Imagem de satélite mostra o super tufão Mawar próximo às ilhas Guam e Rota, no Pacífico Ocidental dia 23 de maio. A região já sente os efeitos da tormenta. Crédito: Worldview NASA O Serviço Meteorológico Nacional de Guam, território americano, localizado ao leste das Filipinas, está em alerta total com a chegada do super tufão Mawar, considerada a tempestade mais forte a atingir a região em pelo menos 20 anos. A meteorologia alerta para ondas de tempestade, especialmente na costa das ilhas Guam e Rota, com a maré subindo violentamente até 4,5 metros acima dos níveis normais. O centro da tormenta possivelmente passará por Guam e Rota, gerando ventos intensos, capazes que causar danos generalizados, quedas de árvores, interrupções de energia e estragos pesados em estruturas mais frágeis. As inundações também serão perigosas e há risco de deslizamentos de terra, com um volume de chuva esperado de 200 a 380 milímetros, podendo chegar até 500 milímetros localmente, alerta o Serviço Meteorológico. Localização da Ilha Guam, no Pacífico Ocidental. Várias pequenas ilhas da região estão em alerta com a passagem de Mawar. Crédito: GoogleMaps Dados históricos da NOAA mostram que fortes tufões são comuns nesta parte do Pacífico, sendo que 14 super tufões já passaram num raio de 112 quilômetros da Ilha Guam desde 1949. Entretanto, Mawar poderá ser o tufão mais forte a passar tão próximo da ilha ou até tocar o solo desde dezembro de 2002, quando a região foi atingida pelo super tufão Pongsona, que teve rajadas de vento de 278 km/h.
Trajeto estimado para o super tufão Mawar nos próximos dias. Crédito: JTWC Mawar teve uma surpreendente intensificação e atingiu a categoria de super tufão na tarde de ontem. As rajadas de vento acima de 240 km/h fazem dele um sistema equivalente a um furacão categoria 4, sendo ainda possível chegar à categoria 5 ao se aproximar mais de Guam, com impacto severo esperado para a manhã da quarta-feira, dia 24. Os centros de monitoramento acompanham atentamente o super tufão e alterações em seu trajeto, o que pode significar maior ou menor influência para os territórios das Filipinas, Taiwan e até o Japão na próxima semana. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024