Siga-nos
Segunda-feira, 4 set 2023 - 10h18
Por Maria Clara Machado

Super tufão Saola é um dos mais fortes a atingir a China em setenta anos

O super tufão Saola chegou ao sul da China, com ventos catastróficos no fim de semana, provocando grande destruição e inundações em diversas áreas. O fenômeno foi considerado pela meteorologia local um dos mais intensos a atingir a província de Guangdong em pelo menos setenta anos.

Super tufão Saola atingiu o sul da China no sábado, sendo um dos mais fortes a chegar à região em décadas. Crédito: Divulgação facebook.com/hongkongredcross
Super tufão Saola atingiu o sul da China no sábado, sendo um dos mais fortes a chegar à região em décadas. Crédito: Divulgação facebook.com/hongkongredcross

Saola entrou pela cidade de Zhuhai, na província de Guangdong, na manhã do sábado, provocando ventos arrasadores de 160 km/h e afetando fortemente as regiões de Macau e Hong Kong. O Observatório de Hong Kong alertou para fortes chuvas, ventos intensos e inundações costeiras durante todo o fim de semana.

Quando se aproximava, os ventos sustentados do super tufão chegaram a ultrapassar os 200 km/h, fazendo dele um poderoso fenômeno, um dos mais fortes a ameaçar o sul da China desde 1949.

A aproximação do super tufão Saola deixou o mar revolto em toda costa sul da China. Crédito: Imagem Hong Kong/Divulgação via twitter @AnilKumarVerma
A aproximação do super tufão Saola deixou o mar revolto em toda costa sul da China. Crédito: Imagem Hong Kong/Divulgação via twitter @AnilKumarVerma_

Hong Kong emite alerta nível T10
As autoridades elevaram o alerta de tufão para o nível máximo, T10, em Hong Kong, horas antes de Saola chegar muito próximo à costa chinesa. O alerta máximo de tufão foi emitido pela última vez em 2018, quando o tufão Mangkhut atingiu Macau e Hong Kong, deixando dez no total vítimas fatais.

A costa sul e leste da China é alvo de muitas tormentas, que se formam no Pacífico ao longo do ano, e em geral registra baixo número de vítimas em Hong Kong, por conta da preparação da população.

Equipes da Cruz Vermelha em Hong Kong ajudam na retirada e suporte aos moradores nas áreas de risco. Crédito: Divulgação Cruz Vermelha em Hong Kong.
Equipes da Cruz Vermelha em Hong Kong ajudam na retirada e suporte aos moradores nas áreas de risco. Crédito: Divulgação Cruz Vermelha em Hong Kong.

Cerca de 13 milhões de habitantes de Hong Kong, por exemplo, foram orientados a permanecerem em casa e 900 mil pessoas foram evacuadas das áreas de risco no sul da China para abrigos emergenciais com a passagem do super tufão Saola.

As informações divulgadas por agências de notícias são de que mais de 400 voos precisaram ser cancelados no aeroporto de Hong Kong entre a sexta-feira e o sábado. As escolas, o comércio e as empresas permaneceram fechados.

O balanço das autoridades é de uma vítima fatal e alguns feridos em Hong Kong, atualizado nesta segunda-feira.

Você também pode se interessar pelo Podcast Os ciclones estão ficando mais comuns no Rio Grande do Sul?

Saola enfraquece e Haikui já está à caminho
Saola enfraqueceu completamente para uma depressão tropical durante o domingo e os alertas foram retirados. Entretanto, o Joint Typhoon Warning Center (JTWC) monitora outra tempestade, batizada de Haikui, que se move de Taiwan para a costa sudeste da China.

A região costeira da China novamente deve esperar pela chegada da nova tempestade entre esta segunda-feira e terça-feira, dias 4 e 5 de setembro. Os ventos sustentados de Haikui estão na ordem de 100 km/h com rajadas maiores.

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024