Siga-nos
Quarta-feira, 29 nov 2023 - 15h12
Por Maria Clara Machado

Tempestade Bettina varre leste europeu e provoca ondas gigantescas no Mar Negro

A assustadora tempestade de inverno Bettina entrou pelo mar negro e atingiu diretamente áreas costeiras entre o sul da Ucrânia e da Rússia, levando ventos intensos, ondas gigantescas e nevascas, desde o domingo. Vários países do leste europeu sofreram com os efeitos da grande tempestade.

Balaklava, na Crimeia, atingida fortemente pelo mar revolto, durante a tempestade Bettina no dia 26. Crédito: reprodução via twitter @WxNB
Balaklava, na Crimeia, atingida fortemente pelo mar revolto, durante a tempestade Bettina no dia 26. Crédito: reprodução via twitter @WxNB_

Bettina adquiriu características de um furacão com uma rápida queda na pressão atmosférica no período de 24 horas. A tempestade varreu diversas partes do leste europeu, que também sofreram com muita neve, ventos fortes acima de 100 km/h e que deixaram centenas de localidades sem energia elétrica.

Os efeitos de Bettina foram sentidos primeiramente na Itália e na Grécia, e depois na Sérvia, na Bulgária, na Romênia e em Moldávia, com um saldo de pelo menos dois mortos nesta parte do continente.

Mar revolto e ondas cinematográficas
O mar revolto afundou um navio de carga, próximo à ilha grega de Lesbos, na madrugada do domingo, dia 26. As informações divulgadas por agências internacionais são de um tripulante resgatado e 13 pessoas desaparecidas.

A grande tempestade avançou rapidamente pelo Mar Negro e alcançou o sul da Rússia e da Ucrânia ainda no domingo.

A Crimeia foi fortemente impactada pelas ondas gigantescas, que cobriram estradas e deixaram uma vítima fatal. Na Ucrânia, o tempo severo também bloqueou estradas e derrubou a energia em mais de duas mil comunidades.

Segundo a meteorologia, os ventos alcançaram 140 km/h, arrancando centenas de árvores e estruturas metálicas em áreas costeiras de Sochi e Anapa, na Rússia.

Imagens foram compartilhadas nas redes sociais, mostrando as ondas cinematográficas, que ultrapassaram as barreiras de contenção e provocaram enormes inundações costeiras em Sochi na segunda-feira, dia 27:

Sochi, no sul da Rússia, é atingida por imensas ondas no começo da semana. Crédito: reprodução via twitter @WxNB
Sochi, no sul da Rússia, é atingida por imensas ondas no começo da semana. Crédito: reprodução via twitter @WxNB_

Tempestade Bettina gerou ondas gigantescas em sua passagem pelo Mar Negro no início da semana. Crédito: reprodução via twitter @WxNB
Tempestade Bettina gerou ondas gigantescas em sua passagem pelo Mar Negro no início da semana. Crédito: reprodução via twitter @WxNB_

As autoridades divulgaram três vítimas fatais em Sochi e foi declarado estado de emergência. Segundo a prefeitura, as ondas chegaram até 20 metros. Relatos de moradores falam em ondas de 12 metros.

Ondas gigantescas provocam inundações costeiras em Sochi, na Rússia. Crédito: <BR>reprodução Telegram t.me/Disaster News<BR>
Ondas gigantescas provocam inundações costeiras em Sochi, na Rússia. Crédito:
reprodução Telegram t.me/Disaster_News

Todas as previsões indicam que os ventos fortes associados à tempestade Bettina deverão começar a enfraquecer a partir desta quarta-feira, dia 29.

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024