Sexta-feira, 3 nov 2023 - 11h10
Por Maria Clara Machado
A violenta tempestade Ciarán atingiu duramente o Reino Unido e o norte da França com ventos na faixa entre 100 km/h a quase 200 km/h, provocando o caos com inúmeros danos e deixando 12 vítimas fatais pela Europa até o final da quinta-feira, 2 de novembro. O serviço de meteorologia alertou para a formação de tornados, que possivelmente ocorreram em áreas próximas à costa sul do Reino Unido. Pelo menos oito países foram afetados pelos efeitos dos ventos intensos e da forte chuva de Ciarán.
Tempestade Ciarán já deixou 12 mortos na Europa ocidental. Crédito: reprodução rio Thames, Londres, dia dois de novembro, divulgação via twitter @Insider_Times De acordo com o MET OFFICE, serviço de meteorologia britânico, a tempestade Ciarán se intensificou a partir de um sistema de baixa pressão no Atlântico e cruzou partes do Reino Unido na noite da quarta-feira e durante a quinta-feira. Os ventos arrasadores atingiram principalmente o sul do Reino Unido e as ilhas do Canal da Mancha, além de todo o norte e nordeste da França. Os ventos intensos derrubaram árvores por todos os lados e destruíram casas e a Organização de Pesquisa de Tornados e Tempestades (TORRO) relatou três possíveis ocorrências do fenômeno no Reino Unido, na área de alerta entre Gales do Sul e Londres. Jersey, a maior Ilha do Canal entre a Inglaterra e a França, foi uma das áreas mais atingidas com um possível tornado. Os ventos estimados em 160 km/h causaram sérios danos em telhados e janelas de várias propriedades durante a noite da quarta-feira. Os moradores muito assustados relataram dois estrondos, enquanto “telhados voavam e as janelas explodiam”. Diversas casas ficaram completamente destruídas. No norte da França, mais de 1300 pessoas foram deslocadas por causa dos alertas da chegada da tempestade e mais de um milhão de moradores acordaram sem energia elétrica na quinta-feira. No lado britânico, também milhares ficaram sem luz, escolas foram fechadas e centenas de voos cancelados nos principais aeroportos.
Mapa mostra a amplitude dos ventos da tempestade Ciarán sobre a Europa ocidental dia 2 de novembro. Crédito MET OFFICE O balanço de mortos atualizado na manhã desta sexta-feira, dia 3, confirma que subiu de 5 para 12 o número de vítimas fatais na passagem da tempestade. O saldo inclui duas vítimas em Aisne e Le Havre, no norte da França, uma no norte da Alemanha, outra em Madrid, na Espanha, e dois mortos, na Bélgica, em razão de queda de árvores. Também há notificações de vítimas fatais na Holanda e na Itália. As fortes chuvas fizeram os rios transbordarem e deixaram a Toscana, no leste da Itália, completamente inundada. Cinco pessoas morreram e várias estão desaparecidas, informaram as autoridades nesta sexta-feira. Imagem aérea da Toscana feita pelo Corpo de Bombeiros nesta sexta-feira, dia 3 de novembro. Crédito: @vigilidelfuoco Carros foram arrastados pelas enchentes na Toscana na noite do dia 2 de novembro. Crédito: reprodução redes sociais Portugal também foi atingido pela ventania de Ciarán, com mais de mil ocorrências registradas principalmente no norte e no centro do país até a noite de quinta-feira. Houve inúmeras quedas de árvores, diversos danos, mas sem registro de vítimas. Mapa mostra a posição e descargas elétricas geradas pela tempestade Ciarán ao leste do Reino Unido e da tempestade Domingos, no Atlântico, na manhã do dia 3 de novembro. Crédito: WINDY/Modelo ECMWF A nova tempestade chamada de Domingos está prevista para entrar na Europa neste sábado, dia 4, e deverá novamente afetar o Reino Unido, a França, a Bélgica, e de forma mais branda, áreas de Portugal. O Reino Unido continua com cerca de 200 alertas de enchentes em vigor com risco de inundações inclusive pelo rio Thames em Londres. Os danos totais e os prejuízos causados pela tempestade Ciarán ainda serão contabilizados nos próximos dias, mas a meteorologia já classifica os ventos intensos do fenômeno entre os mais fortes enfrentados pela Europa ocidental em décadas. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024