Siga-nos
Quinta-feira, 10 ago 2023 - 11h24
Por Maria Clara Machado

Tempestade Khanun atinge a Coreia do Sul com enchentes severas e evacuações

A tempestade tropical Khanun chegou à Península Coreana provocando chuvas torrenciais e ventos fortes após um caminho duradouro percorrido pelo Pacífico. A Coreia do Sul enfrenta enchentes e uma pessoa morreu. Simultaneamente mais um tufão está ganhando força ao largo do Japão.

Inundação na praia de Anmok, em Gangneung-si, leste da Coreia do Sul, provocada pelas chuvas fortes da tempestade tropical Khanun. Crédito: Divulgação via twitter @hw hw115
Inundação na praia de Anmok, em Gangneung-si, leste da Coreia do Sul, provocada pelas chuvas fortes da tempestade tropical Khanun. Crédito: Divulgação via twitter @hw_hw115

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Segundo as autoridades da Coreia do Sul, 14 mil pessoas precisaram ser evacuadas e escolas fecharam nas áreas atingidas pelas enchentes. Pelo menos 350 voos e mais de 400 rotas de trens foram cancelados e 40 mil residências ficaram sem energia elétrica.

Daegu, com 2,4 milhões de habitantes, na parte sul da Península, é uma das cidades mais atingidas pelas enchentes, onde as equipes de resgate trabalharam em um vilarejo submerso e encontraram um idoso já sem vida. Mais uma pessoa continua desaparecida, segundo as informações do Corpo de Bombeiros.

A agência meteorológica da Coreia do Sul informou que os ventos atingiram quase 130 km/h durante a chegada de Khanun na manhã de ontem. A tempestade havia despejado 380 mm de chuva em partes do sul da Coreia do Sul até a noite.

Khanun segue para a Coreia do Norte
Khanun passou primeiramente pelas ilhas ao sul do Japão como tufão, levando ventos poderosos acima de 200 km/h na semana passada. A tormenta também assolou províncias do sul de Kyushu, no Japão, com ventos de 150 km/h, deixando feridos na quarta-feira, antes de tocar o solo da Coreia do Sul.

De acordo com o Joint Typhoon Warning Center (JTWC), Khanun foi rebaixado para tempestade tropical e produz ventos sustentados de 75 km/h nesta quinta-feira, dia 10. A tempestade deve alcançar a Coreia do Norte, porém bem mais enfraquecida durante a sexta-feira, dia 11.

Trajeto final previsto para a tempestade Khanun. Crédito: JTWC
Trajeto final previsto para a tempestade Khanun. Crédito: JTWC

A capital Seul, que abriga mais da metade da população do país, está no caminho da tempestade e deve ser impactada com mais força esta noite para na sequência, Khanun avançar em direção a Coreia do Norte.

A tempestade avança lentamente e por isso, ainda deve provocar chuvas substanciais. Há alertas de deslizamentos de terra e inundações em todo o país, emitidos pela meteorologia.

Na sequência de Khanun, Lan é o sétimo tufão da temporada
A temporada de 2023 tem sido movimentada no Pacífico asiático. Khanun nem se dissipou e o sétimo tufão a se formar, batizado de Lan, está se intensificando em oceano aberto ao sudeste do Japão.

Imagem de satélite mostra o tufão Lan localizado ao leste do Japão dia 8 de agosto. Crédito: Himawari 8/9
Imagem de satélite mostra o tufão Lan localizado ao leste do Japão dia 8 de agosto. Crédito: Himawari 8/9

O tufão Lan ainda se encontra a cerca de 1200 quilômetros da costa leste do Japão e deve se aproximar de Honshu, a principal ilha, entre a segunda e a terça-feira que vem, dias 14 e 15.

Os ventos atuais estão em torno de 130 km/h com previsão de intensificação podendo chegar perto de 170 km/h nos próximos dois dias, de acordo com as projeções do JTWC. O Japão segue monitorando a tormenta.

Trajeto estimado para o tufão Lan nos próximos dias. Crédito: JTWC
Trajeto estimado para o tufão Lan nos próximos dias. Crédito: JTWC

Acesse também:

Ventos intensos do furacão Dora impulsionam graves incêndios no Havaí

Julho de 2023 é confirmado como o mês mais quente já registrado na história



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024