Sexta-feira, 28 out 2022 - 12h27
Por Maria Clara Machado
O arquipélago das Filipinas está novamente em alerta pelo segundo fim de semana consecutivo em razão da chegada da forte tempestade tropical Nalgae. A aproximação da tormenta do sul do arquipélago já causa graves deslizamentos e inundações esta sexta-feira, dia 28. Há pouco mais de dez dias, o norte da região foi impactado pelo tufão Nesat.
Imagem de satélite mostra a grande área da tempestade Nalgae sobre o arquipélago das Filipinas. Crédito: Agência Meteorológica do Japão (AMJ)
Região de Maguindanao/Mindanao tomada pelas águas por conta da tempestade Nalgae. Número de vítimas fatais passou de 40. Crédito: Divulgação pelo twitter @SandiganJayson As informações divulgadas pelo instituto responsável pelo monitoramento das tempestades nas Filipinas, o PAGASA, são que Nalgae está produzindo rajadas de vento de 85 km/h com tendência ainda de intensificação. O centro de Nalgae, ou Paeng, como a tempestade está sendo localmente chamada, está a 100 quilômetros da ilha Samar, ao norte de Davao, sobre o mar das Filipinas e continua se movendo rumo oeste em direção ao continente.
À medida que a tempestade Nalgae avançar em direção ao norte do arquipélago, incluindo a capital Manila, deverá ocorrer chuva moderadas à forte e vendavais até o domingo, alerta o instituto. Trajeto estimado para Nalgae nos próximos dias. Crédito: JTWC As áreas baixas costeiras também estão sujeitas a inundações por marés de tempestade com ondas estimadas em até 2 metros. O Joint Typhoon Warning Center (JTWC) prevê o mesmo trajeto para Nalgae e estima que rajadas de vento próximas a 100 km/h devam atingir Manila e região nas próximas 24 horas. As Filipinas, no Pacífico, são rota de tempestades e tufões o ano todo e sofrem danos devastadores. O tufão Nesat, foi o último fenômeno da temporada de 2022 a atingir o arquipélago entre os dias 21 e 22 de outubro. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024