Siga-nos
Sexta-feira, 22 set 2023 - 16h39
Por Maria Clara Machado

Tempestade Ophelia vai tocar o solo e deixar os EUA em alerta no fim de semana

A tempestade tropical Ophelia se formou sobre o Atlântico durante esta sexta-feira e segue rumo aos Estados Unidos, devendo tocar o solo pela Carolina do Norte. O Centro Nacional de Furacões (NHC) prevê a chegada da tempestade Ophelia para este sábado e há alertas em vigor.

Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Ophelia se aproximando da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, dia 22 de setembro. Crédito: GOES-East/NOAA
Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Ophelia se aproximando da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, dia 22 de setembro. Crédito: GOES-East/NOAA

As últimas informações do NHC são de que o centro da tempestade Ophelia já está a menos de 300 quilômetros ao sul de Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, com ventos sustentados de 95 km/h e ainda há chance de fortalecimento antes do tocar o solo norte-americano.

Carolina do Norte e Virgínia em alerta de inundações
Há alerta de tempestade tropical em vigor para uma ampla área da Carolina do Norte até a Virgínia, abrangendo pelo menos 3 milhões de pessoas. O maior risco de chuvas fortes e inundações entre a noite da sexta-feira e o sábado são para as áreas litorâneas.

Há ameaça de ondas perigosas e inundações em razão do aumento do nível das águas do mar em direção ao interior do continente nas próximas 48 horas, avisa o NHC. A altura da água acima do solo poderá chegar a 1,5 metros.

Gráfico mostra as áreas de maior risco para inundações durante a passagem de Ophelia pelos EUA no fim de semana. Crédito: NHC
Gráfico mostra as áreas de maior risco para inundações durante a passagem de Ophelia pelos EUA no fim de semana. Crédito: NHC

A previsão é que Ophelia chegue perto da costa da Carolina do Norte esta noite e atravesse o leste do estado, o sudeste da Virgínia, seguindo depois para a Península de Delmarva, já próximo à Nova Jersey, durante o fim de semana.

A quantidade de chuva para porções leste da Carolina do Norte e o sudeste da Virgínia poderá alcançar 180 mm. Já os resquícios da tempestade também poderão influenciar o sul da Nova Inglaterra, produzindo chuvas de 100 mm até o final do domingo.

Além disso, alguns tornados poderão ocorrer na noite de hoje e no sábado para áreas da costa do Meio-Atlântico, costa leste dos Estados Unidos.

Companhias aéreas como a Delta, United e Southwest, emitiram avisos alertando sobre possíveis atrasos em voos ao longo da costa leste este fim de semana em razão do deslocamento de Ophelia.

Trajeto estimado para a tempestade tropical Ophelia nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para a tempestade tropical Ophelia nos próximos dias. Crédito: NHC

Temporada de Furacões 2023
A tempestade tropical Ophelia é a décima quinta a ser nomeada na temporada de furacões do Atlântico Norte de 2023.

Do total, seis tempestades já evoluíram para furacão. O último a tocar o solo dos Estados Unidos foi o furacão Idalia causando graves inundações e danos na Flórida no final de agosto.

A previsão inicial da NOAA é para uma temporada de furacões dentro da normalidade, o que significa uma estimativa de 17 tempestades tropicais, com evolução para 5 a 9 furacões no período de junho a novembro. O NHC segue monitorando a bacia do Atlântico.

Acesse também:

Previsão oficial da NOAA indica temporada de furacões 2023 perto do normal

Busque por outros assuntos no Painel Global!

Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024