Siga-nos
Quarta-feira, 11 ago 2021 - 09h34
Por Maria Clara Machado

Tempestade tropical Fred está a poucos quilômetros da República Dominicana

Um aviso de tempestade tropical está em vigor para a República Dominicana, o Haiti, as Ilhas Turcas e Caicos e o sudeste das Bahamas nesta quarta-feira emitido pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Fred é a nova tempestade da temporada de 2021 e poderá alcançar a Flórida até o final da semana.

Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Fred ao sudeste da República Dominicana às 12:00UTC desta quarta-feira, dia 11. Crédito: NOAA/GOES-EAST GEOCOLOR
Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Fred ao sudeste da República Dominicana às 12:00UTC desta quarta-feira, dia 11. Crédito: NOAA/GOES-EAST GEOCOLOR

A tempestade tropical Fred é a sexta a se formar nesta temporada de furacões do Atlântico Norte e deve atravessar o Caribe pelo norte da região.

De acordo com o NHC, a tempestade ganhou força na noite da terça-feira e hoje pela manhã seguia bem próxima à República Dominica, localizada a 95 quilômetros ao sudeste da capital Santo Domingo. Fred produz ventos máximos sustentados de 65 km/h e se move rapidamente com velocidade de 26 km/h com direção oeste-noroeste.

Avisos em vigor
As áreas em alerta se estendem de Punta Palenque, na costa sul até a costa leste e a costa norte da República Dominicana e a fronteira norte do Haiti e começam a ter chuvas fortes a partir da manhã de hoje. As ilhas Turcas e Caicos e o sudeste das Bahamas sentirão os impactos na sequencia e principalmente no decorrer da quinta-feira, dia 12, segundo as projeções do NHC.

As previsões ainda indicam que a tempestade tropical Fred deve contornar a costa norte de Cuba e se sobreviver alcançar o sul da Península da Flórida durante a sexta-feira, dia 13. A temperatura da superfície da água do mar nessas regiões está entre 28°C e 30°C, o que ajuda a manter as tormentas ativas.

Trajetória estimada para a tempestade tropical Fred nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajetória estimada para a tempestade tropical Fred nos próximos dias. Crédito: NHC

A República Dominicana e Porto Rico deverão ter a maior quantidade de chuva chegando a 150 milímetros, com possibilidade de inundações repentinas e até deslizamentos de terra. Sobre o Haiti, as Ilhas Turcas e Caicos, o leste das Bahamas e o leste de Cuba, os avisos do NHC falam em até 120 milímetros.

Fred também vai gerar ondas altas entre Porto Rico, as Ilhas Virgens dos Estados Unidos, a República Dominicana e o Haiti.

A República Dominicana, o Haiti e Cuba sofreram com impactos da tempestade tropical Elsa que percorreu o Caribe no começo de julho.

Monitore aqui todas as tempestades ciclônicas ativas ao redor do globo

Ouça o podcast IPCC 2021: O que está se discutindo sobre as mudanças climáticas?



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024