Siga-nos
Domingo, 15 set 2019 - 19h01
Por Maria Clara Machado

Tempestade tropical Humberto vira furacão e vai chegar às Bermudas

A tempestade tropical Humberto continua ganhando força sobre as águas quentes do Atlântico, depois de ter passado pelo sul das Bahamas no sábado, como era a expectativa inicial do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. O NHC acompanhava a possível formação de Humberto desde a semana passada.

Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Humberto ao norte das Bahamas. Crédito: GOES-16/NASA.
Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Humberto ao norte das Bahamas. Crédito: GOES-16/NASA.

As Bahamas tenta se recuperar lentamente da devastação causada pelo furacão Dorian. Milhares de pessoas perderam as casas e estão acampadas em abrigos recebendo ajuda humanitária.

Humberto vai virar furacão
De acordo com o boletim emitido pelo NHC na tarde deste domingo, dia 15, a tempestade tropical Humberto se encontra a 335 quilômetros da Ilha Ábaco e aproximadamente a 270 quilômetros de Cabo Canaveral, no leste da Flórida. Os ventos máximos sustentados de Humberto estão em 110 km/h, com rajadas maiores e um fortalecimento ainda é esperado podendo transformar a tempestade em furacão, de categoria 1 até a noite deste domingo.

A tormenta se move devagar com velocidade de 9 km/h e direção norte. Uma mudança acentuada para nordeste está prevista ao longo desta segunda-feira, dia 16. Assim, o centro da tempestade tropical Humberto continuará se afastando das Bahamas e deve avançar ao largo da costa sudeste dos Estados Unidos até a próxima quarta-feira, dia 18, para depois seguir pelas Bermudas.

Projeção da intensidade dos ventos de Humberto nos próximos dias. Crédito: NHC.
Projeção da intensidade dos ventos de Humberto nos próximos dias. Crédito: NHC.

Na trajetória de Humberto, independentemente da sua evolução, ainda são esperadas chuvas na parte central e norte das Bahamas, com volumes de até 150 mm, o que pode causar novas inundações na região. Também deverão ocorrer períodos de chuva forte nas Bermudas, especificamente na quarta-feira.

Outro alerta é que Humberto causará agitação marítima e elevação das ondas com risco à vida, na costa sudeste dos Estados Unidos, desde o centro-leste da Flórida até a Carolina do Norte.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024