Terça-feira, 1 nov 2022 - 09h44
Por Maria Clara Machado
A tempestade tropical Lisa está se desenvolvendo próxima à Honduras sobre o mar do Caribe e está pronta para virar mais um furacão nas próximas 24 horas, alerta o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Lisa é o décimo quarto fenômeno da temporada do Atlântico de 2022, que começou em primeiro de junho.
Imagem de satélite da manhã da terça-feira, dia primeiro, mostra a tempestade tropical Lisa se aproximando da costa de Honduras. Crédito: NOAA/GOES-East Um avião de observação de furacões sobrevoou Lisa para investigar seu potencial. O centro de Lisa está mais próximo a Grand Cayman, pertencente às ilhas Cayman, ao sul de Cuba e por enquanto a cerca de 770 quilômetros de Belize. Lisa segue rumo oeste e deve tocar o solo da América Central entre a noite de quarta-feira e a quinta-feira. As rajadas de vento chegam a 75 km/h na manhã desta terça-feira, dia primeiro de novembro, com tendência de intensificação para um furacão.
O NHC prevê que Lisa se torne um furacão ao avançar pelo noroeste do Mar do Caribe no início da quarta-feira, ao mesmo tempo em que estará passando muito perto da costa de Honduras e já se aproximando de Belize, por onde vai tocar o solo. Trajeto estimado para Lisa nos próximos dias. Crédito: NHC A chuva forte provocada por Lisa deve acumular entre 75 mm a 200 mm em ilhas da Baía de Honduras e Belize e entre 50 mm a 150 mm em porções do norte de Honduras, da Guatemala e do leste da Península de Yucatán, projeta o NHC. Assim, as inundações repentinas, causadas também pela maré de tempestade e aumento das ondas, poderão ocorrer em todas áreas costeiras dentro do alerta. Os swells de Lisa afetam principalmente áreas entre as Ilhas Cayman, a Jamaica e a América Central e já começam ser observados hoje, reforça o NHC. Lisa é a décima quarta tempestade tropical nomeada do lado do Atlântico nesta temporada de 2022, enquanto o lado costeiro do Pacífico nomeou dezenove tempestades tropicais até agora. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024