Siga-nos
Terça-feira, 1 nov 2022 - 09h44
Por Maria Clara Machado

Tempestade tropical Lisa está pronta para virar furacão no mar do Caribe

A tempestade tropical Lisa está se desenvolvendo próxima à Honduras sobre o mar do Caribe e está pronta para virar mais um furacão nas próximas 24 horas, alerta o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Lisa é o décimo quarto fenômeno da temporada do Atlântico de 2022, que começou em primeiro de junho.

Imagem de satélite da manhã da terça-feira, dia primeiro, mostra a tempestade tropical Lisa se aproximando da costa de Honduras. Crédito: NOAA/GOES-East
Imagem de satélite da manhã da terça-feira, dia primeiro, mostra a tempestade tropical Lisa se aproximando da costa de Honduras. Crédito: NOAA/GOES-East

Um avião de observação de furacões sobrevoou Lisa para investigar seu potencial.

O centro de Lisa está mais próximo a Grand Cayman, pertencente às ilhas Cayman, ao sul de Cuba e por enquanto a cerca de 770 quilômetros de Belize. Lisa segue rumo oeste e deve tocar o solo da América Central entre a noite de quarta-feira e a quinta-feira.

As rajadas de vento chegam a 75 km/h na manhã desta terça-feira, dia primeiro de novembro, com tendência de intensificação para um furacão.

Alerta de furacão em vigor
Um alerta de furacão já está em vigor para a costa de Belize e avisos de tempestade tropical ativos para a costa norte de Honduras, a fronteira com a Guatemala e nas áreas costeiras de Chetumal à Punta Herrero, na Península de Yucatán, no México. Cancún, não deve ser impactado diretamente pela tempestade.

O NHC prevê que Lisa se torne um furacão ao avançar pelo noroeste do Mar do Caribe no início da quarta-feira, ao mesmo tempo em que estará passando muito perto da costa de Honduras e já se aproximando de Belize, por onde vai tocar o solo.

Trajeto estimado para Lisa nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para Lisa nos próximos dias. Crédito: NHC


A chuva forte provocada por Lisa deve acumular entre 75 mm a 200 mm em ilhas da Baía de Honduras e Belize e entre 50 mm a 150 mm em porções do norte de Honduras, da Guatemala e do leste da Península de Yucatán, projeta o NHC.

Assim, as inundações repentinas, causadas também pela maré de tempestade e aumento das ondas, poderão ocorrer em todas áreas costeiras dentro do alerta.

Os swells de Lisa afetam principalmente áreas entre as Ilhas Cayman, a Jamaica e a América Central e já começam ser observados hoje, reforça o NHC.

Lisa é a décima quarta tempestade tropical nomeada do lado do Atlântico nesta temporada de 2022, enquanto o lado costeiro do Pacífico nomeou dezenove tempestades tropicais até agora.

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Busque por outros assuntos no Painel Global!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024