Siga-nos
Sexta-feira, 5 abr 2024 - 16h09
Por Maria Clara Machado

Terremoto de magnitude 4.8 atinge Nova Jersey e é sentido pelo leste dos EUA

O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou um tremor de terra de magnitude 4.8 em Nova Jersey, no leste dos Estados Unidos, na manhã desta sexta-feira, dia 5. O epicentro foi detectado a cerca de 80 quilômetros de Nova York, que sentiu o abalo. Várias outras regiões também relataram o sismo.

Mapa indica a localização do terremoto que atingiu Nova Jersey (EUA) na manhã do dia 5 de abril. Crédito: USGS
Mapa indica a localização do terremoto que atingiu Nova Jersey (EUA) na manhã do dia 5 de abril. Crédito: USGS

Acompanhe em tempo real todos os sismos registrados ao redor do globo aqui

De acordo com o USGS, o terremoto ocorreu às 14:23 UTC (10h30, hora local) e teve o epicentro localizado a 6 quilômetros de Califon, um bairro no condado de Hunterdon, no estado americano de Nova Jersey, com profundidade estimada em apenas 4 quilômetros. Outra referência do local do tremor foi a estação Whitehouse, validado pelo USGS.

Moradores de amplas áreas desde Washington DC até Maine, incluindo a cidade de Nova York, Boston e a Filadélfia, relataram ter sentido o tremor.

Em Nova York, houve relatos do chão, paredes, mesas e objetos tremerem, mas apesar do susto não houve registro de feridos ou de danos relacionados ao abalo sísmico, segundo o Corpo de Bombeiros.

Os aeroportos e outros serviços de transporte também não sofreram consequências e voltaram a operar normalmente nas horas seguintes.

O Painel Global registrou o epicentro do tremor sentido por várias áreas do leste dos Estados Unidos nesta sexta-feira. Crédito: Painel Global.
O Painel Global registrou o epicentro do tremor sentido por várias áreas do leste dos Estados Unidos nesta sexta-feira. Crédito: Painel Global.

De acordo com o USGS em seu twitter oficial “há uma pequena chance, cerca de 3%, de um grande tremor secundário e os menores são mais prováveis”.

A atividade sísmica na costa leste dos Estados Unidos é rara e até um terremoto de 4.8 magnitudes ainda é considerado leve pelo Serviço Geológico norte-americano.

Um abalo mais significativo de 5.8 magnitudes aconteceu no estado da Virgínia em agosto de 2011, segundo dados históricos do USGS.

Informações detalhadas do terremoto que atingiu Nova Jersey (EUA) nesta sexta-feira. Crédito: divulgação via X @USGS Quakes
Informações detalhadas do terremoto que atingiu Nova Jersey (EUA) nesta sexta-feira. Crédito: divulgação via X @USGS_Quakes

Acesse também:

Poderoso terremoto sacode Taiwan e resgate ocorre em túneis e prédios de Hualien

Tremores secundários se multiplicam e assustam, após grande sismo de 7.4 em Taiwan



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024