Terça-feira, 23 jan 2024 - 09h31
Por Maria Clara Machado
Terremoto intenso de 7.0 atinge fronteira da China com Quirguistão
Um intenso terremoto de magnitude 7.0 atingiu a fronteira oeste da China com a República do Quirguistão, na Ásia Central, na madrugada desta terça-feira, hora local. A baixa profundidade do sismo favoreceu a destruição em pelo menos cinco aldeias com um saldo de diversos feridos. O abalo sísmico aconteceu 24 horas após um grave deslizamento em Yunnan também com dezenas de vítimas.
![]() Mapa indica localização de terremoto de 7.0 magnitudes ocorrido na China no dia 22 de janeiro. Crédito: Painel Global/GoogleMaps O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou o sismo às 18:09 UTC do dia 22 de janeiro, com epicentro localizado a 129 quilômetros a oeste-noroeste de Aykol, na região chinesa de Xinjang, a uma profundidade estimada em apenas 13 quilômetros. O terremoto também foi sentido nos países vizinhos Quirguistão e Cazaquistão, mas não há informações de vítimas.
No último dia 19 de dezembro, um terremoto de magnitude 6.2 atingiu as províncias de Gansu e Qinghai, uma região montanhosa no noroeste da China, danificando milhares de casas e deixando um saldo de 149 mortos e outros 230 feridos.
Um deslizamento de terra na pequena cidade de Liangshui, na província de Yunnan deixou 25 mortos na manhã de segunda-feira (hora local). Ainda são mais de 30 desaparecidos e os trabalhos de resgate com centenas de socorristas continuam em meio à neve e temperaturas abaixo de zero. A região remota é formada por uma cadeia de montanhas e tem histórico de deslizamentos. A agência estatal Xinhua informou que pelo menos 18 casas foram soterradas e mais de 500 pessoas evacuadas às pressas. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025