Segunda-feira, 22 jan 2024 - 08h40
Por Maria Clara Machado
O Acre foi palco de mais um intenso abalo sísmico, acima de magnitude 6.0, num intervalo de menos de dois anos. O terremoto está entre os mais intensos das medições do Brasil e ocorreu no sábado, atingindo magnitude 6.6, com epicentro no município de Tarauacá, no noroeste do Acre, Região Norte, validado por redes de monitoramento do país e o USGS.
Mapa indica epicentro do intenso tremor registrado no Acre no dia 20. Crédito: Painel Global O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou o sismo perto da fronteira com o Peru, a uma profundidade estimada em 614 quilômetros, às 21:31 UTC, 18h31, horário de Brasília, no dia 20. A Rede Sismográfica Brasileira também detectou o terremoto e informou a magnitude de 6.5. Caso o tremor tivesse ocorrido em baixa profundidade, o potencial destruidor teria sido extremamente alto. Entretanto, por ter sido um evento de grande profundidade, o abalo não foi sentido nas áreas de superfície, assim como não provocou quaisquer danos ou vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros do Acre.
Mais um abalo intenso, de magnitude 6.2, foi registrado no Brasil, em 31 de janeiro de 1955 na Serra do Tombador, no estado de Mato Grosso. Os tremores de terra nas proximidades da fronteira do Brasil com o Peru são comuns, mas na maioria das vezes ocorrem em grande profundidade. A costa oeste da América do Sul está na divisão de duas placas tectônicas: a placa de Nazca e a placa sul-americana. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024